03/12/2015

TI remoto é opção econômica para PMEs

Beytech oferece modelo de apoio via MSP que já é usado em maioria de empresas americanas

Suporte e manutenção de TI capaz de se adequar a empresas de quaisquer ramos e dimensões por um custo acessível. É essa a proposta da Beytech (www.beytech.com.br), empresa de tecnologia de informação que inaugurou um novo modelo de atendimento remoto em outubro. Dependendo do caso, a nova opção pode sair por 30% do valor gasto tradicionalmente.

 

Beytech

 

O Beytech opera em um método chamado MSP, ou Management Service Provider. Isso significa que ela oferece todo o suporte de um departamento de TI tradicional, sem, no entanto, precisar estar presente na empresa atendida. Para tanto, é instalado um software de monitoramento em todos os computadores, servidores e dispositivos móveis que serão gerenciados. Em primeiro lugar, esse programa permite monitorar e controlar tudo que se passa nas máquinas. Em segundo, dá acesso à distância em caso de problemas.

 

"Assim, conseguimos atender desde demandas cotidianas, como controlar acesso ao Facebook e fazer logs de atividades, até resolver problemas de atualização de softwares, backups e gestão de dados", conta Pedro Nascimento, sócio-fundador da Beytech. A maioria das atividades é feita sem que os usuários notem quaisquer mudanças em suas estações de trabalhos, mas em casos mais complicados, Pedro explica que um engenheiro da Beytech pode pedir autorização e assumir o controle remoto do computador. "Mas sempre com autorização do dono da máquina", afirma ele.

 

Para Nascimento, o modelo é ideal para empresas que tem entre 15 e 300 computadores. "Em geral, companhias assim contratam assistência conforme surge demanda, que é mais cara, além de sempre desviar o trabalho de funcionários mais entendidos de informática", diz o sócio. No caso de problemas que precisam de reparos físicos in loco, a Beytech tem uma equipe de técnicos conveniados ao redor do Brasil.

 

O custo do serviço oferecido pela Beytech varia de acordo com a abrangência do suporte. Em geral, fica entre R$ 25 e R$ 30 mensais por computador, mas a empresa também tem, por exemplo, dispositivos que integram conexões de internet diferentes – uma medida que aumenta velocidade e protege a rede de quedas. "Todos que ouvem falar do modelo ficam muito interessados. Nossa expectativa é terminar 2016 com 5 mil computadores atendidos", conta Nascimento.

 

Sobre a Beytech                                                                                                                                                               

Empresa de outsourcing de TI que aposta num modelo de atendimento remoto, o chamado MSP. Por meio de um software instalado nos computadores e dispositivos atendidos, a Beytech monitora e dá suporte às máquinas à distância, sem precisar destacar pessoal para ir até a empresa. www.beytech.com.br. Tel.: (11) 3522-3590.