Submarino entra no mercado de moda em busca de rentabilidade
Segmento é o 2º mais importante do e-commerce em quantidade de pedidos
A primeira página do Submarino informa sobre a abertura da nova loja de moda do site. A entrada no mercado de roupas e acessórios é uma tentativa de incorporar artigos de maior rentabilidade pela B2W, empresa responsável pelas marcas Submarino e Americanas.com. Apesar de crescimento anual de 14% sobre a receita, a empresa continua a operar com margens líquidas negativas.
Diante de histórias recentes de sucesso como Netshoes e Dafiti, a B2W acredita que o consumidor brasileiro está pronto para comprar itens de vestuário pela internet. O relatório de 2012 dae-bit aponta o segmento de moda e acessórios como o 2º mais importante para o varejo virtual, com 12,2% dos pedidos. “Se quiser manter uma posição relevante no comércio eletrônico, a B2W não pode ficar de fora deste mercado, um dos que mais cresce” afirma Diego Ivo da consultoria Conversion, especializada em converter tráfego em vendas.
Em termos financeiros, a nova estratégia também faz sentido. Uma análise dos resultados da B2W mostra que a linha de despesas com vendas foi aquela que mais cresceu entre 2012 e 2011: uma variação de 30%, contra um acréscimo de receitas de 15%. Tal fato evidencia as dificuldades comerciais nos segmentos em que está posicionada. “O consumidor compara preços antes de comprar eletroeletrônicos e eletrodomésticos pela internet, e o custo da publicidade pressiona a margem de varejistas. Roupas e acessórios tendem a ser itens mais difíceis de serem comparados e cuja compra é mais emocional, trazendo melhores margens” afirma Ivo.
Para ser bem sucedida nesta nova empreitada a B2W incorpora serviços e funcionalidades à sua nova loja virtual. A possibilidade de devolução gratuita do produto é padrão neste segmento e é novidade para a operação da empresa. Também são oferecidas ferramentas para compensar a falta de contato físico com o produto, como um provador virtual. “O interesse sobre os resultados da B2W será grande. Todos querem entender como esta estratégia impactará a rentabilidade de um dos maiores grupos de e-commerce do país” conclui Ivo.
Sobre a Conversion:
A Conversion é uma consultoria de SEO que atende negócios de todos os portes. Fundada em 2011 por Diego Ivo, possui cerca de 20 clientes de vários segmentos. http://www.conversion.com.br. Telefone: (11) 3666-8395.