16/12/2014

Startups formam profissionais desejados pelo mercado

Dinâmica de pequenas empresas desenvolve criatividade e proatividade

Trabalhar em uma startup é a chance não só para crescer rapidamente dentro de uma empresa, mas também para começar uma trajetória de sucesso. O dinamismo, a flexibilidade e a hierarquia horizontal desses negócios exigem que seus profissionais desenvolvam habilidades requisitadas pelo mercado de trabalho. O Muccashop (www.muccashop.com.br), maior shopping virtual do Brasil, é uma startup de e-commerce e fez uma pesquisa entre seus colaboradores para elencar as principais competências aprimoradas em seu ambiente. As que se destacam são:

 

1.      Criatividade

Uma equipe que está sempre aberta a sugestões e ideias precisa de profissionais que deixam aflorar sua criatividade, como em brainstormings. “Não temos receio de expor nossas ideias, por mais malucas que elas sejam, ou de mostrar que estamos aprendendo”, comenta Rondi Oliveira, que atua há oito meses na área de marketing da startup.

 

MuccaShop

 

2.      Fazer de tudo um pouco

Com orçamento enxuto, uma startup geralmente tem restrições de recursos. Desta forma, um mesmo profissional executa várias tarefas e participa de todo o ciclo de produção. “Trabalhando no marketing, atuo desde a criação de campanhas até o relacionamento com clientes. Essa abrangência e o contato constante com outras áreas ampliam nossa visão sobre a empresa e nos dão agilidade”, conta Bruna Ribeiro, integrante da equipe do MuccaShop há mais de um ano.

 

3.      Conectado a tendências

Startups são heavy users da internet para executar diversos trabalhos. Manter-se atualizado sobre as novas tecnologias e tendências do segmento de atuação da empresa, portanto, é essencial. O profissional precisa acompanhar o que está acontecendo em sua área e sempre buscar inovações.

 

4.      Liderar por ideias

Na hierarquia horizontal de startups, quem manda são as boas ideias. Quem trabalha nesse modelo, portanto, aprende a argumentar, buscar embasamento e a aproveitar as sugestões dos colegas para incrementar a proposta ou projeto. “Os donos têm contato direto com os funcionários e estão sempre dispostos a escutar nossas opiniões. Nunca tinha trabalhado nesse formato e estou amando!”, relata a colaboradora Julyara Liz Schwiderski, da área comercial.

 

Criado em 2010, o MuccaShop conta hoje com dezesseis funcionários e faturamento de R$ 2 milhões. Para 2015, o objetivo é crescer 100% e dobrar a equipe. “Acredito que a experiência vivida em startups me tornou um profissional muito mais autônomo e responsável pela busca de resultado em uma empresa”, finaliza Vinicius de Andrade Vieira, ex-funcionário do marketplace.

 

Sobre o MuccaShop:

Shopping virtual que, assim como o tradicional, reúne lojas de segmentos como moda, artigos esportivos, itens automotivos, artigos de decoração, construção, entre outros. O marketplace redireciona o consumidor à página do produto procurado e o próprio e-commerce realiza a transação. São mais de 350 lojas parceiras, que entregam em todo o Brasil, e um milhão de itens anunciados. O MuccaShop foi criado em Curitiba (PR), em 2010, por Carlos Fertonani, Luis Fertonani e Sandro Baumann. www.muccashop.com.br.