26/07/2016

Startup quer uberizar o direito autoral com acervo de 400 mil músicas

RádioSparx oferece solução de licenciamento musical para artistas independentes, elimina intermediários e barateia custos com direitos autorais

A música faz toda a diferença na hora de ir às compras e pode até manter os clientes por mais tempo dentro de lojas e mercados. Por isso, investir na trilha sonora certa deve ser prioridade para empresários e gestores. Operando no Brasil desde o ano passado, a RadioSparx (www.radiosparx.com.br) é uma novidade desse segmento: por meio de licenciamento musical feito diretamente com artistas independentes, a plataforma barateia os gastos com direitos autorais em até 90% para os estabelecimentos comerciais. Hoje, já são mais de 400 mil músicas disponíveis em cerca de mais de 160 estações de streaming.

Fundada nos Estados Unidos, a RadioSparx abriu operação em 1996 para facilitar a crescente demanda corporativa por trilhas sonoras de qualidade, com variedade de estilo e facilidade de operação. Por outro lado, o modelo trouxe benefícios aos artistas, que tinham a garantia de receber com precisão os royalties cada vez que suas músicas são executadas. No Brasil, as vantagens se acentuaram: o padrão de cobrança de direitos autorais aqui é mais caro e nem sempre é exato no repasse das verbas aos cantores e músicos.

"A nossa solução elimina esse intermediário, já que todos os artistas presentes na RadioSparx licenciaram a música direto conosco", explica Eduardo Bermúdez, diretor da rádio no Brasil. Para manter a plataforma sempre atualizada, um grupo de sete pessoas avalia constantemente novas músicas com base em critérios de qualidade de gravação e conteúdo das letras, entre outros. Ao todo, são cerca de aproximadamente 6 mil músicas adicionadas mensalmente.

A mensalidade da RadioSparx é de R$ 74,95 para estabelecimentos de até 200 m², com preços promocionais para pacotes trimestrais, semestrais e anuais. Para ambientes maiores, os valores são personalizados. Hoje, a rádio está presente em cerca de 900 pontos espalhados pelo Brasil e mais de 10 mil ao redor do mundo. "Para nós, mais do que crescer comercialmente, é importante facilitar o acesso de empreendedores de todos os tamanhos, até lojas de bairro, à música de qualidade", esclarece Bermúdez, com experiência de quem é músico e oferece o próprio trabalho na plataforma. "É isso que me faz feliz".

Sobre a RadioSparx

Rádio online que oferece assinatura mensal a empresas de varejo, com cerca de 156 estações transmitidas via streaming e um acervo que ultrapassa as 400 mil músicas. A rede chegou ao Brasil em agosto de 2015, liderada pelo músico e empreendedor Eduardo Bermúdez, e já conta com 920 pontos espalhados pelo país. www.radiosparx.com.br.