Startup planeja faturar R$ 5 milhões com kits de experiências
A brasileira Viva! Experiências lidera o mercado, competindo com multinacionais
Quando os irmãos gêmeos Andre e Daniel Susskind fundaram a Viva! Experiências no final de 2009, multinacionais do segmento de kits de experiências tinham acabado de desembarcar no Brasil. Quatro anos depois, a startup nacional é a líder de mercado com faturamento previsto de R$ 5 milhões para 2013, enquanto alguns de seus concorrentes estrangeiros encerraram as atividades no país. A trajetória da Viva! traz algumas lições de como uma pequena empresa pode enfrentar grandes competidores.
O kit de experiência é um produto relativamente novo e consiste em uma caixa com um vale-presente que dá direito a escolher uma atividade dentre as várias oferecidas dentro de um catálogo. Na Viva!, o kit dá opção de 18 experiências para cada um dos 13 temas, como Luxo, Ação, Bem-Estar, Gourmet, etc. Assim, o presenteado com o kit Viva! Luxo poderá optar por pilotar uma Ferrari, ter um jantar em casa feito por um chef ou pernoitar em hotéis cinco estrelas. O Viva! Em Ação oferece salto de paraquedas, voo de balão, rafting e aulas de esgrima, por exemplo. Além de pessoas físicas como compradores, muitas empresas adquirem os kits para premiar funcionários e clientes.
De acordo com os fundadores, dois fatores foram críticos para o sucesso do empreendimento. O primeiro pode soar paradoxal: começar pequeno. “Quem recebe um vale-presente quer ser encantado. É preciso conhecer profundamente o cliente e oferecer um atendimento sem falhas para uma experiência ser marcante. No início, criamos uma operação flexível e que foi moldada aos poucos para a realidade local, para só então crescermos” afirmam os sócios.
O segundo ponto está relacionado com a complexidade de gerenciar a qualidade de uma rede de mais de 350 parceiros, que “entregam” as experiências para o cliente final. “Nossos critérios para credenciamento dos estabelecimentos são exigentes. Mesmo após cadastrado, avaliamos regularmente o desempenho de cada prestador de serviço através de pesquisas com os clientes finais” dizem os irmãos Susskind.
A Viva! comercializará mais de 40 mil kits esse ano em redes de livraria, pela internet e canal corporativo, um crescimento de 50% sobre o ano anterior e que será obtido com o lançamento de novos produtos, aumento dos pontos de venda e expansão geográfica. O preço dos kits de experiências varia entre R$ 79 e R$ 899.
Sobre a Viva Experiências:
É um startup brasileira de kits de experiências, que dão direito a escolher uma experiência dentre 18 opções oferecidas para cada um dos 13 temas disponíveis. Foi fundada em Outubro de 2009 por Andre e Daniel Susskind, ambos formados em Administração pela FGV. Os kits podem ser adquiridos na Livraria da Vila, Livraria Cultura, ou pela internet. www.vivaexperiencias.com.br. Telefone: (11) 2626-1042.