Start-up brasileira rastreia músicas em mais de 500 rádios
Audio Monitor AirPlay oferece serviço para artistas e gravadoras medirem a reprodução de suas músicas
O Brasil é um país repleto de ritmos. São milhares de rádios que transmitem pop, samba, sertanejo, rock e outros gêneros. Mas, como um artista sabe onde e quando sua música está sendo tocada? Como ele poderá quantificar o valor dos direitos autorais? A solução criada por uma start-up brasileira é o Audio Monitor AirPlay, que varre mais de 500 rádios brasileiras, sete dias por semana, 24 horas por dia.
“Vamos oferecer ferramentas que identificam qualquer execução musical. Estas informações tornam ações de divulgação e promoção mais estruturadas”, comenta Tibor Yuzo, diretor de operações da Audio Monitor. O serviço é inédito no mundo e seus fundadores já avaliam seu lançamento em outros países.
O Audio Monitor AirPlay procura execuções das músicas do artista por meio de streamings de centenas de rádios espalhadas pelo Brasil. Hoje, o único serviço comercial de execução musical monitora pouco mais de 130 rádios. “Esse tipo de amostragem não é suficiente para representar o Brasil, um país de nuances muito particulares”, explica Yuzo.
O objetivo do Audio Monitor AirPlay é ajudar artistas, empresários, executivos de gravadoras e titulares de direito autoral em seus negócios e no gerenciamento e planejamento de suas carreiras artísticas, além de empresas que utilizam a música como trabalho. A partir das informações regionais, é possível descobrir quais regiões não têm shows ou presença do artista.
Para exemplificar tudo isso, basta imaginarmos um artista de sucesso atual: a cantora Anitta. Em quais cidades e estados seus hits têm maior reprodução? Com estes dados, é possível planejar locais para shows ou ações de marketing, para fortalecer a imagem e atender uma demanda. Para ver em quais pontos do Brasil as faixas Zen e Show das Poderosas estão tocando, acesse a demo www.audiomonitor.com.br/pressworks e preencha o cadastro.
Em 2014 serão lançados aplicativos para as plataformas iOS e Android. As funcionalidades atuais incluem: relatórios 24 horas por data, música, rádio, locais, gráficos analíticos, visualização integrada com o Google Maps em tempo real, parada musical completa, filtros variados e exportação para PDF e Excel. Os valores para adquirir o Audio Monitor AirPlay partem de R$ 300.
Sobre a Audio Monitor:
Foi criada em 2013 e conta com profissionais nas áreas de programação, desenvolvimento de interfaces, análise e tratamento de dados, além de programação de linguagens. Toda a operação é gerida por profissionais com expertise em TI e Direito Autoral: Cesar Sponchiado (tecnologia), sócio da fábrica de software Skysoftware e criador do Footstats – referência em monitoramento e estatísticas em tempo real do futebol latino; e Tibor Yuzo (comercial), sócio fundador da Winnermusic e especialista de Direitos de Execução Pública e ECAD. Maiores informações sobre como músicas e empresários podem montar um planejamento personalizado e monitorar suas ações, basta acessar: www.audiomonitor.com.br