Remédios ficam 27% mais baratos no fim do mês
Levantamento inédito da MultiFarmas aponta variações significativas em farmácias online; melhor data para compra é dia 22
Para economizar com medicamentos, não basta pesquisar em diversas farmácias: também é preciso escolher o dia certo para comprar. Essa é a conclusão do levantamento feito pela MultiFarmas (www.multifarmas.com.br), plataforma que compara preços do setor farmacêutico online. Segundo a pesquisa, os remédios e itens de saúde e higiene pessoal ficam mais baratos entre os dias 17 e 31 de cada mês. O valor pode variar até 27% de uma data para outra.
O Forxiga 10 mg, por exemplo, passa de um preço médio de R$ 132,50 no começo do mês para cerca de R$ 106 no final, uma variação de 25%. Já o Bepantol Baby Maxi 60 g cai de R$ 25,30 para R$ 22,95 – diferença de 10,3%. O Pantogar 20 mg, por sua vez, sai 6,4% mais barato perto do dia 30: vai de R$ 161 para R$ 151.
Para quem precisa comprar medicamentos de uso contínuo, a economia é ainda mais relevante. É o caso do Zytiga 250 mg, usado para tratar câncer de próstata, que sofre uma variação semelhante ao do Forxiga, de 27%. Nos primeiros dias do mês, o remédio chega a custar R$ 12.400, enquanto nos primeiros pode ser encontrado por R$ 9.780. “É uma diferença de quase R$ 3 mil, uma prova de como é importante monitorar os preços constantemente”, afirma David Almeida, sócio da MultiFarmas.
Segundo Almeida, a oscilação nos preços ocorre porque as pessoas estão com um orçamento mais flexível na primeira quinzena do mês. “Como em geral os consumidores recebem o salário próximo ao dia 30, os primeiros dias apresentam valores mais altos”, explica.
Para quem tem uma rotina que envolve a compra de remédios, uma solução pode ser a compra programada. Para isso, a MultiFarmas oferece uma ferramenta mais eficiente que o post-it na geladeira ou o alarme no celular. Hoje, já são mais de dois mil usuários da plataforma que realizam a aquisição automaticamente na data estipulada.
E para poupar ainda mais, nesta semana a empresa lançou o Alerta de Preços, funcionalidade que avisa quando os produtos atingem valores preestabelecidos pelos consumidores. “Queremos contribuir com meios de economizar na compra de medicamentos além da pesquisa de preços”, conclui Almeida.
Sobre a MultiFarmas
Startup de análise Big Data para o segmento farmacêutico que surgiu como um comparador de preços online. Hoje, a MultiFarmas expandiu sua operação para o mercado B2B e oferece dados sobre hábitos dos consumidores e farmácias para players do setor. www.multifarmas.com.br. E-mail: [email protected].