20/02/2017

PME: Os 5 tipos de influenciadores digitais e qual o melhor para a sua empresa

Celebridade, autoridade, ativista, entre outros; saiba o que motiva cada perfil e como engajá-lo

Comunique-se

Grandes empresas têm buscado parcerias com nomes de peso da internet para atrair principalmente o público jovem. De acordo com Rodrigo Azevedo, CEO do Grupo Comunique-se (www.comunique-se.com.br), os influenciadores não são uma moda e sim uma nova forma de gerar resultados. A empresa, que já identificou mais de 60 mil digital influencers, utiliza três critérios para classificá-los: alcance, ressonância e relevância. Confira o infográfico com os 5 tipos de influenciadores digitais e como cada um deles se encaixa nesses parâmetros:

“O Influencer Marketing é quando empresas fazem parcerias com pessoas influentes no meio digital para elas criarem conteúdos ou ações que gerem engajamento para aquela marca”, conta Azevedo, fundador do Grupo. Para entender um pouco mais, veja exemplos de influenciadores de algumas categorias. O tipo “celebridade” possui maior alcance, mas com um custo alto e uma audiência genérica, como Luciano Huck e Whindersson Nunes.

A “autoridade” é o perfil que não é comprado, mas pode ser convencido. Atenção, pois esse tipo de influenciador não coloca sua credibilidade em xeque, buscando aquilo que é valorizado pelos seguidores e que aumente a sua credibilidade. O seu público é realmente interessado pelo assunto abordado, como o do canal Coisa de Nerd, do casal Leon e Nilce. Já o perfil “marca pessoal” preza por sua reputação acima de tudo. Para conquistar a sua confiança é essencial aumentar sua visibilidade, status ou SEO. “Por ter grande audiência, caso o prejudique, não haverá segunda chance”, alerta Rodrigo. Algumas representantes são Kéfera e Camila Coelho.

O “analista”, por sua vez, é sedento por dados para gerar panoramas e avaliações confiáveis, como é o caso de Ricardo Amorim. O influenciador analítico atinge um público bem segmentado e a empresa que fornecer informações inéditas e acesso a insights internos será uma aliada. Outro tipo é o perfil “ativista”, movido por seus ideais, como Jout Jout. Seu poder de ação e relevância é considerável e o jeito de conquistá-lo é dar espaço para que seu ponto de vista seja ouvido, além de manter a mente aberta. “Ação com influenciador pode reduzir custos, aumentar a receita ou a satisfação do cliente. Vale a pena considerar essa nova estratégia de marketing”, indica Azevedo.

Sobre o Grupo Comunique-se

Para empresas que buscam atrair atenção para sua marca, o Comunique-se é uma plataforma em nuvem de Marketing de Influência que permite criar uma rede de relacionamento com mais de 60 mil influenciadores, incluindo jornalistas. Voltado a empresas, agências de comunicação, profissionais de marketing e equipes de relacionamento com investidores. O Grupo Comunique-se também detém as marcas DINO, Prêmio Comunique-se, RI Web e SuaTv. www.comunique-se.com.br.