12/08/2014

Mulheres são maioria em rede de farmácias de manipulação

Phitofarma tem 75% de gestoras à frente de franquias pelo Brasil

As mulheres ganham terreno no empreendedorismo. Um estudo feito pelo Sebrae em parceria com o Global Entrepreneurship Monitor indica que 52% dos negócios com até três anos de idade são gerenciados por elas. O número é semelhante ao encontrado nas franquias: 48%, segundo pesquisa da Rizzo Franchise. A Phitofarma (www.phitofarma.com.br), maior rede de farmácias de manipulação do país, faz jus e até supera essa média: de 30 lojas, 22 – ou 75% – são capitaneadas pelo sexo feminino.

 

Equipe Phitofarma

 

A maioria das sócias de unidades da Phitofarma são farmacêuticas, um ramo de trabalho tradicionalmente feminino. Recém-formada, Camila Furtado, da unidade de Sorocaba, vem de uma experiência prévia na administração de uma farmácia de família, mas decidiu escolher a franquia para abrir o próprio negócio. “Hoje ficou mais fácil para tomarmos a frente de empresas devido ao espaço que a mulher alcançou na sociedade, o que era um anseio antigo”, explica a empresária.

 

Camila acredita que as mulheres, apesar de ainda sofrerem pequenas diferenças no tratamento quando lidam com fornecedores, parceiros comerciais e prestadores de serviço, são tão capazes quanto os homens e ainda têm algumas vantagens na hora de conduzir os negócios. “Nós temos facilidade para resolver conflitos e situações adversas, sejam com funcionários, clientes ou parceiros”, afirma.

 

Essa versatilidade, no entanto, precisa ser estendida, já que muitas das empreendedoras que trabalham com a Phitofarma encaram jornada dupla: além da farmácia, têm de cuidar da família. Por outro lado, a facilidade de lidar com demandas diversas sem perder a atenção em nenhuma delas ao mesmo tempo se mostra como uma vantagem do sexo feminino – a opinião é unânime entre as franqueadas da Phitofarma Alice Januário, de Campinas, Cláudia Borges, de Caxias do Sul e Cristiane Lira, de Alphaville.

 

Mas mesmo conquistando seu espaço no mercado e se destacando na gerência de farmácias por todo o país, elas não perdem algumas características clássicas. Cristiane de Barros Marcondes, sócia da matriz, lembra outro motivo para as mulheres se darem tão bem com a Phitofarma. “A estética: farmácias de manipulação são fortes em cosméticos, e nós adoramos cuidar da beleza.”

 

Sobre a Phitofarma:

É uma farmácia de manipulação fundada há 44 anos que se tornou franquia em 2012, com 30 lojas espalhadas pelo país. Tem foco em cidades que não contam com este tipo de serviço. Todos os medicamentos produzidos pela Phitofarma são entregues em blisters – embalagens que evitam contaminações no manuseio. www.phitofarma.com.br. Telefone: (11) 3032 – 9111 e (11) 3815 – 2729.