29/02/2016

Marketing: solução quer aposentar cartelinhas de fidelidade

Com a PONKI, lojistas reduzem custos e aumentam a retenção de clientes

A PONKI Marketing Interativo (www.ponki.com.br) lança no Brasil uma solução para ajudar os varejistas a driblarem a crise. Investindo em tecnologia e mobilidade, a startup aposta no fim das famosas cartelinhas e carimbos, ainda muito usados nos programas de fidelidade e promoções, substituindo-os por sistema que segue o conceito do phygital – união do físico e do digital.  

Ponki

Por meio de um tablet colocado na entrada da loja, uma aplicação permite que os clientes façam check-ins e contabilizem pontos, usando apenas o número do celular para isso. Os lojistas, por sua vez, podem se comunicar mais facilmente com seus clientes e os convidarem a voltar.

“Carimbos e cartelinhas são soluções do século passado, mas ainda muito usadas no varejo” comenta José Luiz Miranda, CEO da PONKI. “Acontece que acabam esquecidas no fundo de uma gaveta. Nossa proposta é promover ações de fidelidade, com uma solução que permite que os lojistas se beneficiem também”.

Para Miranda, essa é a solução para o alto custo das opções tradicionais e para a necessidade de que os clientes tenham um smartphone e baixem um app. “Quem tem um estabelecimento pode agora usar uma solução com tecnologia moderna, de baixo custo, não só para fidelizar como também para atrair novos clientes, criando programas onde os pontos voltam para suas próprias lojas em forma de compras”, explica Miranda.

Segundo a consultoria Bain & Company, um aumento de 5% na retenção de clientes pode aumentar a lucratividade do negócio de 25% a até 95%. Porém, a taxa de penetração dos programas de fidelidade no Brasil ainda é baixa. Dados da Netpoints, uma das gigantes do setor, apontam que até 2014 apenas 5% da população no país participava de algum programa do gênero, enquanto no Chile e Argentina, por exemplo, a parcela é de 20% e no Canadá 70%. Já a agência LTM estima, para este ano, uma movimentação de R$ 11 bilhões do setor no Brasil.

Com mais de um ano de projeto e desenvolvimento, a PONKI foi lançada em fevereiro de 2015 e projeta um crescimento de 100% em 2016, destacando lojas de variados segmentos, como estético e alimentício, como clientes.

Sobre a PONKI   
Solução que aposta no phygital para ajudar varejistas na fidelização dos clientes. Os consumidores fazem check-in nos pontos de venda por meio de tablets com o sistema da marca e acumulam pontos. Foi criada pelos empreendedores José Luiz Miranda e Guilherme Viebig. É marca registrada da Techworks Consultoria e Serviços Ltda., fundada em 1996, especializada no desenvolvimento, gestão e comercialização de infraestrutura tecnológica e sistemas para empresas, nas áreas de marketing, varejo e telecomunicações. www.ponki.com.br