Marketing: Cinco passos para acertar no brinde de final de ano
Empresa especializada dá dicas para selecionar o presente certo e evitar saias justas
Os brindes promocionais já são presentes clássicos para agradecer clientes, parceiros e colaboradores no final do ano. Para não errar na escolha do mimo – e correr o risco de espantar ao invés de disseminar a marca –, a Redd Promocional (www.redd.com.br), empresa especializada em brindes corporativos, criou um manual de etiqueta:
1. Que brinde escolher?
O brinde precisa ser facilmente associado à marca e ser útil para quem o recebe. Antes de sair pesquisando presentes corporativos por aí, pense nos pilares da empresa que devem ser reforçados com a ação. Relacionar a cor do logotipo da companhia com o brinde ajuda reforçar a mensagem que se quer passar com a ação. Uma companhia do segmento de bebidas, por exemplo, pode optar por coolers, bolsas térmicas ou abridores de bebida. Já para uma empresa do setor automobilístico, é interessante distribuir chaveiros em formato de volante, adaptadores de tomadas para veículos, entre outros.
2. Para quem dar?
Um dos erros mais comuns é o mapeamento incorreto das pessoas que irão receber o brinde. Isso pode gerar uma situação chata dentro da companhia e desgastar o relacionamento interpessoal e com a marca. Se o agrado for direcionado aos clientes, a recomendação é eleger aqueles que foram importantes durante o ano e também os que a empresa deseja se aproximar.
3. Que valor investir?
Não existe um valor mínimo ou máximo indicado para o presente. A questão depende apenas do planejamento financeiro de cada companhia, mas a recomendação é que o produto não seja extremamente caro, para evitar algum tipo de constrangimento. O mais importante é agradar o público-alvo e fazer com que a marca seja lembrada com o pequeno gesto, com opções que vão de materiais de escritório e produtos eletrônicos até vinhos em kits personalizados.
4. Quando presentear?
Por mais que o final do ano seja uma época comum para enviar presentes, é preciso avaliar se o momento é oportuno. Se o cliente, parceiro ou fornecedor estiver prestes a renovar o contrato, por exemplo, pode pegar mal o brinde. É possível que as pessoas entendam isso de maneira errada, achando que a companhia quer influenciar o negócio. Vale dar o mimo em épocas especiais, como a celebração de aniversário da empresa. E não deixe para a última hora: são necessários pelo menos 10 dias desde a escolha até a entrega, passando pelas provas e produção.
5. Como não errar?
Fatores como sexo, idade e localização geográfica precisam ser analisados para traçar o perfil correto do público alvo. Uma empresa de cosméticos voltada para mulheres, dificilmente terá sucesso com um kit de ferramentas como brinde. Para não errar nessa hora, uma alternativa é recorrer aos profissionais da área, como os consultores da Redd Promocional, especializados em atrelar empresa e presente.
Sobre a Redd Promocional
Empresa especializada em brindes personalizados com mais de dez anos de atuação no segmento corporativo. Dentro do seu portfólio estão mais de 900 opções de presentes customizados, como artigos de escritório e acessórios tecnológicos. Entrega no Brasil inteiro e atende todos os portes de empresas. www.redd.com.br. Tel. (11) 2613-3882.