Jovens ganham salário de até R$ 12 mil com marketing digital
Formação de profissionais não atende à demanda das empresas e sobram vagas
Com a expansão das vendas pela internet, a procura por profissionais de marketing digital tem crescido exponencialmente. Para atender à demanda das empresas – que chegam a ficar meses com vagas em aberto – é preciso buscar conhecimentos na área que vão além da formação acadêmica. A falta de mão de obra qualificada tem elevado os salários da carreira, que oferece grandes oportunidades de crescimento.
A função de um especialista em marketing digital é, em suma, construir a imagem de uma marca na internet, aumentando seu tráfego e taxa de conversão. É sua responsabilidade criar, gerenciar e analisar campanhas e outros conteúdos na web – incluindo mídias sociais e mobile -, além de fazer a otimização de sites para mecanismos de busca (SEO).
Para tanto, é preciso capacitação multidisciplinar. “O analista de marketing digital deve ser comunicativo e estar antenado com as novidades do mercado. Além disso, precisa ter uma boa redação e perfil analítico”, resume Luís Testa, diretor de marketing da Catho, empresa de recrutamento on-line. As formações mais comuns para a área são ciências da computação, publicidade e comunicação, mas o profissional deve ter um quê de autodidata e investir em cursos de especialização e treinamentos.
O salário de um analista de mídias digitais está na faixa dos R$ 3 mil, segundo a Pesquisa Salarial e de Benefícios da Catho, mas esse valor pode dobrar a médio prazo conforme a aptidão e experiências adquiridas. “A remuneração está atrelada à capacidade de gerar resultados e às atribuições do cargo. Profissionais da área podem ganhar até R$ 12 mil quando se tornam responsáveis por grandes projetos digitais dentro de uma empresa”, afirma Diego Ivo, da Conversion (www.conversion.com.br), consultoria de SEO. Há ainda a possibilidade de trabalhar como consultor ou prestador de serviços freelancer.
Jovens da Geração Y têm se destacado na profissão, que exige resultados rápidos e apresenta ambiente de trabalho informal, valorizando criatividade e inovação, similar ao que ocorre em grandes empresas de tecnologia, como Google, Facebook e Apple. “Investir em marketing digital é uma aposta no presente e mais ainda no futuro, pois a oferta está longe de suprir a demanda na área. Sempre haverá lugar para profissionais capazes de gerar resultados”, completa Ivo.
Sobre a Conversion:
A Conversion é uma consultoria de SEO que atende negócios de todos os portes. Fundada em 2011 por Diego Ivo, possui cerca de 35 clientes de vários segmentos. www.conversion.com.br.