Jovens empreendedores faturam R$ 20 milhões com marca de perfumaria para casa
Acqua Aroma lança franquia, cresce 40% ao ano e dá início à internacionalização; rede que antes revendia aromatizantes, hoje é fornecedora
Melhorar a qualidade de vida através de experiências sensoriais que proporcionem conforto e aconchego. Acreditando nessa premissa, o administrador Rafael Mamede fundou a empresa de marketing olfativo Aromarketing, em 2002. Quatorze anos depois, com o franchising da Acqua Aroma (www.acquaaroma.com.br), braço voltado ao consumidor final, o grupo consolidou esse mercado no país, virou franquia que cresce 40% ao ano e já fatura R$ 20 milhões.
Tudo começou quando Mamede e sua esposa, a química Lua Serafim, vislumbraram uma oportunidade de negócio ao observar a influência da utilização dos aromas na mudança de comportamento das pessoas. “Pesquisamos como era ao redor do mundo e percebemos que havia um mercado ainda incipiente no Brasil. Assim, resolvemos nos aprofundar no segmento de marketing olfativo e nos tornamos pioneiros nacionais”, conta o empresário.
Inicialmente, a marca atendia apenas o setor corporativo e comercializava fragrâncias de outros fornecedores. Com a demanda por parte do consumidor final aumentando, decidiram abrir uma fábrica própria e criar produtos com padrão de qualidade e uma quantidade específica para atender esse público. Foi quando, em 2005, a administradora soteropolitana Nayana Pedreira entrou no negócio para reestruturar a operação e investir na especialização.
A parceria deu certo e a empresa transformou-se em um modelo de negócio de sucesso e em crescimento contínuo, colocando-a a frente de projetos de marcas como H. Stern, Trussardi, Camicado, TokStok e Riachuelo. Há dois anos, o sistema de gestão da qualidade da indústria foi certificado com base na norma ISO 9001, que confere excelência operacional aos processos industriais.
“Começamos a ser reconhecidos também com a nossa marca de varejo e fomos a primeira franquia do Brasil especializada em perfumaria para casa. Com a inauguração de nossa primeira loja, em Salvador, em 2012, incorporamos o conceito de decorar com aromas”, orgulha-se Nayana. Hoje, já são cinco franquias da Acqua Aroma, mais de 100 funcionários no grupo e a meta é chegar às cidades mais importantes do país com 70 lojas. Além disso, a marca deu início à sua internacionalização, com a inauguração de uma distribuidora em Orlando, Flórida (EUA), além da loja online e dos mais de mil pontos de revendas multimarcas distribuídos pelo Brasil.
Para espalhar o encanto dos aromas, Nayana destaca a necessidade de dedicação, especializações e prazer pelo trabalho. “É um segmento que exige preparo, ousadia para se arriscar em novos projetos e inquietude para expandir”, completa, com a experiência de quem hoje é fornecedora de empresas das quais era cliente.
Sobre a Acqua Aroma
Empresa que oferece linhas de aromatizadores para a casa em spray, sachês, difusores e outros, além de sabonetes líquidos, álcoois géis, renovadores de lençol, etc. São 22 fragrâncias exclusivas em portfólio, produzidas com matérias-primas de perfumaria fina em fábrica própria. É um braço da Aromarketing, pioneira do marketing olfativo no Brasil, com 15 anos de atuação e clientes como Riachuello, Camicado, H. Stern, Tok Stok, entre outros. www.acquaaroma.com.br.