20/09/2016

Franquias: 3 sinais de que você não faz uma boa gestão financeira da sua unidade

Segundo especialista da Otimiza, a longevidade de um negócio vai muito além de conquistar clientes e vendas

Otimiza

Não adianta vender muito e deixar o dinheiro escapar entre os dedos. Só entre janeiro e outubro do ano passado, mais de 420 mil PMEs fecharam as portas segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Embora com diferente impacto, as franquias não ficaram imunes. "Um dos fatores que explica isso é o descontrole e falta de planejamento financeiro do negócio”, diz Camila Gonzaga, sócia-fundadora da Otimiza (www.otimizaogf.com.br), empresa especializada em gestão financeira de pequenos negócios que atua principalmente no varejo.

Para a especialista, o controle orçamentário é especialmente importante para franquias, já que, em geral, estas são portas de entradas para o empreendedorismo e nem sempre o novo empresário tem noções na área. Ela destaca três sinais determinantes para que donos de redes ou unidades franqueadas acendam a luz vermelha e procurem ajuda:

1. Não há uma rotina financeira

"Via de regra, pequenas franquias, e em especial os franqueados, não têm controle de seu departamento financeiro", conta Camila. Uma rotina financeira é uma organização mínima de todos os processos que envolvem entrada e saída de dinheiro no negócio. No entanto, ao contrário da contabilidade, que é feita a posteriori, esse setor envolve um planejamento que permite, por exemplo, prever em detalhes pagamentos aos fornecedores e serviços inerentes ao funcionamento da empresa.

2. Faltam indicadores de desempenho

De alguma maneira, é preciso chegar a dados objetivos que afiram o desempenho do negócio, como margem operacional, rentabilidade por linha de produtos ou serviço, dentre outros. "Olhar só para o faturamento pode dar uma impressão equivocada de sucesso", diz a especialista da Otimiza, que cita o caso comum de lojas de shoppings que geram muita receita, mas sofrem com aluguéis altos e sazonalidade. "Já trabalhamos com casos de varejos que vendiam 500 mil por mês sem, no entanto, se mostrarem viáveis a longo prazo", complementa.

3. Cuidar sozinho de tudo

Ao tomar as rédeas do negócio, muitos empreendedores acabam afastados das atividades com que têm mais afinidade. "O exemplo clássico é o vendedor de loja que sabe tudo sobre relacionamento com clientes e gerenciamento de estoques, abre uma franquia e fica preso com parte financeira da unidade", avalia Camila. A saída natural é contratar uma empresa especializada para essa gestão do dia a dia, feita por profissionais da área, e que de acordo com a especialista, possibilita ao empreendedor direcionar o seu tempo para a atividade principal da empresa: vendas.

Sobre a Otimiza Gestão Financeira

Empresa especializada na gestão financeira de PMEs, principalmente no varejo. Criada há pouco mais de um ano, a Otimiza funciona como um departamento financeiro terceirizado e garante aos empreendedores uma rotina financeira organizada ao mesmo tempo em que os libera para focar em outros aspectos prioritários do negócio, como as vendas. Baseada em Belo Horizonte (MG), presta serviços para todo o Brasil. www.otimizaogf.com.br.