Franqueada leva perfumaria para ambientes ao Centro-Oeste
No comando de duas unidades da Acqua Aroma em Cuiabá, Ana Caroline Ribeiro dissemina na região o costume de aromatizar os espaços
Mato Grosso é um solo fértil para o mercado de franquias. Apenas no primeiro trimestre de 2018, o setor teve, no estado, um faturamento de R$ 39 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). E foi com a aromatização de ambientes que a empresária Ana Caroline Ribeiro diversificou sua atuação: ela é responsável pelas duas primeiras unidades da rede de perfumaria para casa Acqua Aroma (www.acquaaroma.com.br) na região Centro-Oeste.
“É um ramo promissor, que atinge a um público amplo, tanto homens quanto mulheres”, comenta Ana, que atua em Cuiabá. Franqueada da Acqua Aroma desde outubro de 2018, ela já comandava outro negócio, voltado à beleza feminina, há seis anos.
A pouca familiaridade do público com o hábito de aromatizar os ambientes poderia ser um obstáculo, mas se tornou um desafio para a empreendedora, que enxergou a oportunidade de desenvolver esse costume.
“Não é apenas uma questão de deixar um cheirinho agradável e usar o difusor como item de decoração. O aroma proporciona muitos benefícios para o lar e para ambientes corporativos: transmite sensação de aconchego, estimula a produtividade no trabalho e até conquista o hóspede com a impressão que o espaço foi preparado especialmente para ele”, diz.
Experiência sensorial dentro da loja
O conceito da Acqua Aroma oferece uma experiência sensorial olfativa completa, o que é um grande diferencial para construir o relacionamento com o público, segundo Ana. “Cada detalhe é pensado para que o cliente se sinta confortável e desperte as lembranças de bons momentos vividos. O design e a disposição dos produtos, a trilha sonora com playlists personalizadas e a Mesa de Experimentação com difusores que possibilitam conhecer as fragrâncias”, descreve.
A investida tem dado certo: tanto a primeira unidade, a Estação Cuiabá, inaugurada junto com o centro comercial, quanto a segunda, no tradicional Pantanal Shopping, têm tido bons resultados. A estimativa é fechar o primeiro ano com receita mensal média de R$ 80 mil em cada operação.
O apoio da rede ao longo do processo foi fundamental na consolidação da marca no Centro-Oeste. “Todos os setores são bem estruturados, e contamos com o suporte até hoje. Agora queremos focar no marketing e, junto com a marca, desenvolver kits com mix de produtos para tornar o ato de presentear ainda mais especial”, finaliza a empresária.
Sobre a Acqua Aroma
Franquia baiana, especializada em perfumaria para casa, que oferece produtos como Difusores de Aromas, Perfumes para Ambiente em spray, Envelopes Perfumados, além de Sabonetes Líquidos, Álcool Gel, Renovadores de Lençóis, Acessórios Decorativos, etc. São mais de 20 fragrâncias exclusivas em portfólio, produzidas com matérias-primas de perfumaria fina. Os produtos da Acqua Aroma são produzidos pela Aromarketing, empresa pioneira no ramo de marketing olfativo no Brasil, com mais de 15 anos de atuação e clientes como Riachuelo, Camicado, H. Stern, Tok & Stok, entre outros. A Acqua Aroma lançou sua primeira franquia em 2012, deu início à internacionalização em 2016 e iniciou seu processo de expansão por meio do franchising em 2017. Foi fundada em 2004 por Lua Serafim, Nayana Pedreira e Rafael Mamede. www.acquaaroma.com.br.