28/10/2014

Ex-franqueados se unem em rede independente de aluguel de veículos

Alugue Brasil já possui 34 lojas e mais de 2 mil veículos em todo o país

Cientes de que a colaboração é um fator importante no segmento de aluguel de veículos – principalmente por disponibilizar lojas em várias localidades e compra de frotas em escala -, empresários têm migrado do sistema de franchising para se associar a redes independentes, como a Alugue Brasil (www.aluguebrasil.com.br). É o caso de Paulo Emilio Lang Júnior e Luiz Henrique Mendes, que deixaram tradicionais franqueadoras de locação de automóveis para integrar a empresa.

 

Alugue Brasil

 

A colaboração entre as locadoras associadas, que funcionam como braços da empresa, permite que a rede tenha alcance nacional. “A capilarização é essencial para quem quer expandir seu negócio”, aponta Mendes, que possui uma unidade em Pouso Alegre (MG). Lang concorda: “Hoje eu posso oferecer aos meus clientes atendimento de qualidade não somente em minhas lojas de Guarulhos e São Paulo, mas em qualquer parte do Brasil”.

 

A expansão geográfica, porém, não é o único benefício da rede. Nesse modelo de negócio, o lucro não é retido pelo franqueador. O custo para manter a sede, a central de reservas e o marketing é a única despesa mensal, rateada entre os empresários sócios. “Antes, eu gastava 7% do faturamento com royalties. Hoje, pago apenas 1% para a Alugue Brasil”, conta Mendes.

 

Com mais capital disponível, o empresário mineiro aumentou seu faturamento em 300% desde que entrou para a empresa, em 2006. A frota e o número de clientes acompanharam o crescimento, e os custos com a aquisição de novos veículos também foram reduzidos. “Compramos com preços abaixo do mercado porque, juntos, temos grande demanda”, comenta.

 

Liberdade para escolher o segmento de atuação é outra vantagem de participar da Alugue Brasil. Lang, por exemplo, optou por trabalhar com alugueis diários, enquanto Mendes também fornece locação terceirizada.

 

A cooperação e experiência dos membros tornaram a Alugue Brasil uma das empresas de locação de carros mais bem sucedidas do mercado, oferecendo mais de 2 mil veículos em 34 lojas espalhadas pelo país.

 

Lang tornou-se sócio da empresa em julho deste ano, trazendo prática de mais de vinte anos no setor, três lojas, mais de 43 mil clientes e faturamento mensal de R$ 500 mil. Ele espera aumentar em 15% esse valor com a rede. “Migrei para a Alugue Brasil porque ela é hoje o modelo mais flexível e rentável do mercado, sendo a melhor opção para os locadores independentes”, finaliza o empresário.

 

Sobre a Alugue Brasil:

Rede de aluguel de veículos fundada em 2005 por um grupo de empresários. Atende o consumidor e empresas por meio de locações avulsas e contratos mensais para gerenciamento de frotas. As vantagens de seu modelo de negócio incluem economia com custos fixos e alcance nacional, além da cooperação entre as lojas. Oferece serviços de simulação de tarifas e reservas on-line. Está presente em 36 cidades em todo o Brasil. www.aluguebrasil.com.br. Telefone: 0800-775-9668.