24/09/2018

Empreendedorismo: Jovem da periferia transforma projeto de faculdade em startup

App Figaaro faz barba, bigode e cabelo na casa do cliente e é oportunidade de renda extra

Figaaro

Foi o desconforto na fila do barbeiro que deu um estalo no mobile developer Otávio Siqueira. Um dia, enquanto aguardava ser atendido, se deu conta de que muitas vezes, apesar de chegar no horário marcado, tinha que esperar, depois de gastar tempo – e paciência – no trânsito e também ter dificuldade para estacionar. Dali surgiu a ideia para o projeto que apresentaria na faculdade: o Figaaro, (www.figaaro.com), app que leva os serviços de barbearia à casa do cliente, proporcionando maior comodidade na hora de se cuidar.

Criado no Parque Residencial Cocaia, periferia da Zona Sul de São Paulo, Siqueira enxergou um gap no mercado que os jovens do Vale do Silício ainda não tinham vislumbrado: “Pessoas com mobilidade reduzida, seja temporária ou permanente, acabam deixando os cuidados pessoais de lado, tanto pela dificuldade no deslocamento quanto à escassez de estrutura das barbearias para atendê-los”, aponta.

A visão empreendedora, aliada ao aprendizado do curso e ao apoio do coordenador do MBA em Mobile Development, permitiu ao empresário estruturar o Figaaro e torná-lo comercial. Idealizada em novembro de 2017, a startup iniciou as operações em setembro deste ano e, enquanto trilha os primeiros meses de operação, já começa com indicações: ela concorre ao programa Startup One, da FIAP (Faculdade de Informática e Administração Paulista), que vai premiar o projeto vencedor com o curso The Entrepreneurship Program, da Babson College, uma das melhores escolas de empreendedorismo do mundo.

Startup é oportunidade de renda extra para barbeiros

A preocupação dos homens com a vaidade tem refletido no crescimento exponencial do segmento men’s care. Detentor do segundo maior mercado, o Brasil prevê movimentar US$ 6,7 bilhões em vendas até 2019, segundo pesquisa da Euromonitor International, companhia que monitora o setor de beleza em 80 países. Com essa boa perspectiva de mercado, o Figaaro é ainda uma alternativa de renda extra, fidelização e autonomia para que o profissional gerencie a própria carteira de atendimentos. Com três cortes por dia, no valor sugerido de R$ 64, o faturamento anual soma R$ 48 mil (exceto os custos), caso trabalhe 250 dias no período. A empresa comissiona 30% do valor.

Assim como os aplicativos de transporte e comida, o app mostra os figaaros, como são chamados os barbeiros, disponíveis e mais próximos ao endereço chamado, via GPS. São oferecidos serviços de barba, bigode e cabelo. O cliente agenda o horário no aplicativo com o profissional escolhido e efetua o pagamento com cartão de crédito. As avaliações de outros usuários também ajudam na tomada de decisão de quem vai repaginar o visual, o que incentiva a interação e a análise dos trabalhos realizados.

Para ser um barber home, eles passam por seleção e treinamento prévio da startup, desde o cadastro no site, análise de documentos – que incluem antecedentes criminais e qualificação -, e realizam um curso para desenvolver técnicas de atendimento e aprimorar as habilidades. A disponibilidade de agenda, região de atuação e tipos de serviços oferecidos são predeterminados pelos profissionais.

Disponível na AppStore e Google Play, o Figaaro atualmente conta com 20 profissionais ativos, que inicialmente atuam em regiões estratégicas da Grande São Paulo, e tem expectativa de fechar 2019 com 200 barbeiros em atendimento e expandir para toda São Paulo.

Sobre a Figaaro

Startup voltada para o mercado de beleza masculina, tem como objetivo conectar barbeiros aos clientes que buscam comodidade no atendimento em casa. Idealizado em novembro de 2017 pelo mobile developer Otávio Siqueira, o app iniciou a operação comercial em setembro de 2018, em São Paulo, e expande pelo Brasil. www.figaaro.com.