Empreendedorismo: 5 obstáculos para o sucesso de uma ideia
Falta de registro legal e erros ao buscar investimento são alguns dos entraves para um negócio decolar, segundo fundador da Associação Nacional dos Inventores
Com a experiência de ter ajudado no registro de mais de 20 mil patentes no Brasil durante os 30 anos de existência da Associação Nacional dos Inventores (www.inventores.com.br), Carlos Mazzei aprendeu a identificar padrões que ajudam a entender por quê uma ideia às vezes não vai para frente.
Desde o descuido na hora de registrar o conceito de um negócio até não saber o momento de passar o empreendimento adiante, o presidente e fundador da ANI lista cinco obstáculos que afetam tanto inventores quanto empreendedores digitais.
1 – Pesquisa insuficiente
Primeiro vem um insight, depois a constatação: que ideia genial! Segundo Carlos, o passo seguinte a esta cena comum a empreendedores deve ser fazer uma pesquisa para descobrir se a tal “ideia genial” é, de fato, nova. "Há casos em que chegam a tentar colocar projetos de negócios e produtos no mercado como se fossem inovadores quando há alternativas semelhantes disponíveis há anos", diz ele.
2 – Descaso com propriedade intelectual
Assim como protótipos de produtos são protegidos por meio de uma patente, o ideal é que um novo conceito de negócio esteja legalmente resguardado antes de divulgá-lo. "Tem sido um caso recorrente com aplicativos: os criadores levam a feiras em busca de parceiros e, meses depois, surgem várias cópias", explica o presidente da ANI. Ainda que a lei brasileira não permita registrar a ideia de um app, uma alternativa é fazer isso na agência americana de propriedade intelectual, a Copyright Office. "Já fizemos esse procedimento com pelo menos 300 aplicativos na Associação", conta Carlos.
3 – Errar no timing e alvo de investimento
O momento de expandir – ou concretizar – um negócio por meio de aporte externo é crucial e isso não pode ser feito de forma afobada. Pelo contrário, é essencial ser consciente do atual estágio de desenvolvimento da ideia e das suas perspectivas no mercado e buscar funding apenas quando esse cenário for promissor. Também é imprescindível garantir que os parceiros prospectados para participar do empreendimento estejam alinhados com seus valores e o futuro almejado, assim como saber com precisão o montante desejado para o investimento.
4 – Não ter um norte
Propósito não é só uma palavra bonitinha: sem saber onde quer chegar com uma ideia, o empreendedor dificilmente saberá o caminho a percorrer. O ideal é lançar o negócio já pensando em expansão, em franqueá-lo, atrair investidores ou mesmo em vendê-lo após atingida certa maturidade. “E é preciso renovar constantemente esse propósito. Cansei de ver ideias maravilhosas que não decolam porque seus criadores não têm tino para a parte comercial. Se não encontrou o sócio ideal que complemente essa característica, passar adiante é uma boa opção”, comenta Mazzei.
5 – Falta de apoio familiar
O processo de desenvolvimento de uma ideia até ela se tornar um produto ou negócio viável é difícil e, às vezes, infrutífero. Além de suporte financeiro, é essencial contar com o apoio das pessoas próximas à vida do empreendedor. "Família e amigos são essenciais nessa hora. Eles precisam saber o que está acontecendo e ajudar tanto em questões práticas quanto no lado mais emocional dessa empreitada", afirma Carlos.
Sobre a Associação Nacional dos Inventores
Instituição que auxilia inventores a comercializarem seus inventos. Criada em 1986 por Carlos Mazzei, a Associação Nacional dos Inventores fomenta o desenvolvimento de novos produtos no Brasil, desde dispositivos que ajudam na modalidade urbana, até relativos à saúde, lazer, educação, etc. Além de facilitar o contato de inventores com a indústria, a ANI ajuda no registro das patentes – ao todo, já são cerca de 20 mil. Em 1992, a Associação criou o Museu das Invenções, único do tipo na América Latina e instalado no mesmo prédio, em Perdizes, São Paulo (SP). www.inventores.com.br.