E-commerce: Os 4 erros mais comuns em transações on-line
Indisponibilidade e lentidão estão entre os problemas que mais irritam os consumidores na compra pela internet; saiba como solucioná-los
Uma home-page bonita pode até atrair a atenção de visitantes, mas não é suficiente para gerar conversões. O diagnóstico é da Yaman Tecnologia (www.yaman.com.br), consultoria em qualidade de aplicações com foco em Performance e Disponibilidade, que já atendeu mais de 30 empresas de todos os portes. Para preparar melhor o seu e-commerce, Luis Fernando Cerri, fundador da companhia, lista os quatro erros mais comuns em transações on-line e como evitá-los:
· Indisponibilidade do site
Acontece quando a capacidade do servidor não consegue atender o volume de interessados simultâneos. “Esse tipo de erro é muito comum em compras de ingressos para shows internacionais, mas também acontece em menor escala ao realizar promoções ou ações que gerem muitas visitas, por exemplo”, afirma o especialista da Yaman. Planejamento e testes estruturais que simulam um alto tráfego, além de medidas de gestão eficiente, são fundamentais para dimensionar a infraestrutura e evitar falhas.
· Lentidão
Nenhuma novidade, mas muitos sites ainda não se atentaram para esse aspecto crucial da navegação on-line. Código mal escrito e estrutura mal configurada são dois dos fatores que mais contribuem para a lentidão de uma página. “Estimamos que 40% das pessoas abandonam o site quando o tempo de resposta é maior que três segundos. É um pequeno detalhe que pode fazer toda a diferença”, comenta Cerri. Para contornar o problema, é necessário fazer uma avaliação, identificar os gargalos de configuração e as rotinas mais lentas para reescrevê-las.
· Erros de processamento
Ao escolher um produto e ser direcionado para a página de finalização da compra, é desagradável dar de cara com um preço ou especificações diferentes. Isso geralmente ocorre quando o sistema não foi adequadamente testado. O problema, portanto, pode ser corrigido com a inserção de um processo de testes e qualidade. “E este é só um dos milhares de exemplos contemplados nessa categoria”, pondera o fundador da consultoria.
· Falhas de segurança
“Vazamento de dados pessoais e fraudes ainda são dores de cabeça frequentes para quem compra pela internet”, explica Cerri, que recomenda: “Esse tipo de golpe pode ser evitado com validações automatizadas das aplicações para identificar toda e qualquer vulnerabilidade ali presente”.
“Em plena Era da Transformação Digital, a sua plataforma virtual é a vitrine da empresa para o mundo. Quando ela possui bugs, está lenta ou indisponível, é a marca que está exposta. Em tempos de redes sociais, o impacto que isto pode causar na sua imagem é imensurável”, finaliza o especialista.
Sobre a Yaman Tecnologia
A Yaman é uma consultoria especializada em qualidade de aplicações com foco em Performance e Disponibilidade, Testes & QA, Segurança de Aplicações e DEVOPS. Em 2017 foram investidos cerca de R$ 3 milhões em um novo polo de qualidade de software inaugurado no 1o semestre em Alphaville (SP). Desde 2014, a empresa viu sua demanda aumentar 120% ao ano e estima um faturamento 70% maior em 2017. www.yaman.com.br.