15/09/2017

Dia do Cliente: 3 tendências para treinar equipes e aumentar vendas

Especialista aponta omnichannel e diversificação de metodologias como algumas trendings para engajar funcionários no Ponto de Venda

MPP

O varejo está se reinventando e isso tem exigido que as empresas repensem seus processos internos, incluindo o preparo do time para receber essas novidades. Para Claudio Correra, fundador da consultoria especializada em inovação em treinamentos MPP Marketing (www.mppmarketing.com.br), outro desafio atual é o turnover alto, que torna necessário aos funcionários reter informações valiosas em um curto período de tempo – e as metodologias convencionais já não dão conta disso. Ele aponta algumas tendências do setor:

1 – Omni-Vendedores

O consumidor hoje é omni, ou seja, multicanal. Isso quer dizer que os limites entre o varejo físico e o virtual estão se dissipando cada vez mais. A tendência é que as lojas se tornem espaços que priorizam a experiência. Com isso, gerentes e funcionários também precisam atuar de forma multicanal: “Hoje, por exemplo, o cliente pesquisa on-line e chega na loja já sabendo o que deseja comprar. Ele não quer saber de funcionário empurrando outro tipo de produto. É necessário que a equipe seja moldada para encarar situações como essas”, conta Correra. 

2 – Gamificação, realidade virtual e tudo o que saia da mesmice

Longas palestras acompanhadas por apresentações de slides não funcionam mais. A nova geração de profissionais tem que dividir a atenção com diversos estímulos, por isso treinamentos que passam a mensagem de forma concisa e focam em atividades práticas tendem a ser mais eficientes. “Hoje, a retenção de conhecimento vem muito do visual. É necessário investir em recursos que estimulem esse sentido”, afirma o especialista da MPP. Técnicas como a gamificação e a flipped classroom, por exemplo, ensinam de forma lúdica e divertida e participam mais o aluno. O design thinking e a aplicação de tecnologias como a realidade virtual também dinamizam e geram uma visão mais sistêmica da operação da empresa.

3 – Customização

Segundo Correra, em uma empresa, cada setor e cada filial deveriam receber um treinamento específico, conforme suas demandas – o que, em sua maioria, não acontece atualmente. “É essencial ir a campo, identificar em que loja o gerente faz um bom trabalho e em qual não faz, por exemplo, porque ele vai passar o conhecimento para a equipe. Isso é essencial para ter uma referência e depois aplicar a metodologia mais adequada caso a caso, como fazemos na MPP”, explica.

Sobre a MPP Marketing

Consultoria especializada em inovação. Com mais de 30 anos de história, a MPP Marketing atua na concepção e desenvolvimento de novos negócios, assim como na adaptação de empreendimentos existentes para atender demandas decorrentes das modificações nas relações de consumo e varejo. www.mppmarketing.com.br