Cheiros estimulam produtividade e convivência no ambiente de trabalho
Especialista da Acqua Aroma explica como selecionar e aplicar fragrâncias que proporcionem tranquilidade, pró-atividade e cooperação no escritório
Chegar no escritório disposto e motivado a encarar um novo dia de compromissos e prazos. Essa sensação pode ser conquistada por meio de fragrâncias, que além de perfumar, influenciam no estado de ânimo dos funcionários. Apesar de ser uma prática comum para o lar, também é possível tornar a dinâmica de trabalho mais fluida por meio da aromatização. Para isso, a Acqua Aroma (www.acquaaroma.com.br), rede de perfumaria para casa, ensina como utilizar a técnica, que alivia a tensão, aguça a produtividade, foco e concentração e fortalece os relacionamentos interpessoais.
“Para ter um resultado efetivo não basta aplicar qualquer produto de forma aleatória. O primeiro passo é se preocupar com quais estímulos e as sensações deseja transmitir à equipe”, orienta Nayana Pedreira, diretora administrativa da marca. Fragrâncias cítricas como Verbena e Limão Siciliano funcionam bem em ambientes agitados e que demandam criatividade, como por exemplo agências de publicidade e comunicação, pois são energizantes, estimulam as ideias e transmitem sensação de vigor. Enquanto o Alecrim melhora a produtividade e a concentração da equipe.
Já em lugares com maior carga de estresse, como acontece em empresas do mercado financeiro, hospitais e clínicas, essências de Lavanda e Camomila são neurosedativas, ou seja, reduzem a tensão e promovem um estado de relaxamento. Para ajudar a controlar a ansiedade, os óleos essenciais de Bergamota, Patchouli e Ylang-Ylang, são os mais indicados.
Para aplicá-los, o ideal é usar o perfume para ambientes. Desenvolvido em embalagem spray, é adequado para qualquer metragem de escritório. Para espaços menores, vale apostar no difusor de aroma com varetas, que perfuma de maneira sutil e prolongada. Trabalhar com ambos simultaneamente prolonga a percepção das fragrâncias.
Cada cheiro em seu lugar
A aromatização do ambiente depende muito das características do espaço. Em locais abertos, com muitas pessoas trabalhando, o recomendado é criar uma rotina de aplicação do perfume; no mínimo, três vezes ao dia. “Vale lembrar que o tamanho e a presença de materiais porosos como tapetes, cortinas e mesas de madeira influenciam na fixação”, explica a especialista da Acqua Aroma.
– Hall de entrada e recepção: São extremamente importantes e devem estar sempre aromatizados, pois é o primeiro contato tanto com os clientes quanto com os colaboradores. Para causar um impacto positivo, é interessante que haja um cheiro que transmita a sensação de boas-vindas e personalidade ao ambiente, como as fragrâncias amadeiradas, entre elas: Topázio, Orvalho e Cedro e Noz Moscada.
– Sala de reunião e mesa de trabalho: Ambientes pequenos não exigem a presença frequente de uma fragrância. A aplicação do perfume em spray alguns minutos antes da reunião já causa uma boa impressão aos participantes. O difusor de aromas nas áreas de trabalho comuns também funciona bem, além de ser uma peça decorativa, para dar um toque mais pessoal.
– Banheiro: Exige um cuidado tão especial quanto o dedicado às salas de trabalho. “Esse ambiente às vezes é esquecido, não adianta perfumar todo o escritório e no banheiro usar qualquer produto de limpeza. Uma bandeja decorativa com um sabonete, um difusor e um aromatizador demonstra cuidado adicional e certamente esses detalhes serão percebidos de forma positiva pelos clientes e colaboradores”, indica Nayana.
– Copa: Restrito ao uso por funcionários, é um espaço que apresenta um cheiro marcado pelas refeições que são realizadas e onde é realizado o manuseio de alimentos. Aconselha-se investir em fragrâncias cítricas após a limpeza diária e em produtos com tecnologia na formulação que neutralizam odores de alimentos e gorduras.
É natural que as pessoas tenham uma acomodação olfativa e deixem de sentir a fragrância após algum tempo de uso. Quando isso acontecer, basta deixar de fazê-lo por um período ou alternar o aroma. “O escritório é como uma segunda casa, já que a maior parte do dia é vivida ali. Então, nada melhor que um ambiente perfumado que transmite sensação de zelo e bem-estar para tornar a rotina mais leve e motivada”, finaliza a executiva.
Sobre a Acqua Aroma
Empresa baiana, especializada em perfumaria para casa, que oferece produtos como Difusores de Aromas, Perfumes para Ambiente em spray, Envelopes Perfumados, além de Sabonetes Líquidos, Álcool Gel, Renovadores de Lençóis, Acessórios Decorativos, etc. São mais de 20 fragrâncias exclusivas em portfólio, produzidas com matérias-primas de perfumaria fina. Os produtos da Acqua Aroma são produzidos pela Aromarketing, empresa pioneira no ramo de marketing olfativo no Brasil, com mais de 15 anos de atuação e clientes como Riachuelo, Camicado, H. Stern, Tok & Stok, entre outros. A Acqua Aroma lançou sua primeira franquia em 2012, deu início à internacionalização em 2016 e iniciou seu processo de expansão através do franchising em 2017. Foi fundada em 2004 por Lua Serafim, Nayana Pedreira e Rafael Mamede. www.acquaaroma.com.br.