BH: mineiros podem encontrar ofertas próximas com novo aplicativo sem nem entrar na loja
App Ofertas Perto aposta na nova tecnologia dos beacons para atrair consumidor a lojas físicas
A “internet das coisas” já chegou ao mercado brasileiro. O aplicativo Ofertas Perto (www.ofertasperto.com.br) utiliza a mais nova tecnologia dos beacons para atrair consumidores a lojas físicas, informando sobre as promoções encontradas lá dentro e criando interação com os clientes – sim, o smartphone vai emitir um alerta ao passar em frente a um estabelecimento que disponha do gadget. Inicialmente operando com comércios de Belo Horizonte (MG), o app já está disponível para todo o Brasil.
Lançado em março, o aplicativo é gratuito e ajuda o consumidor a encontrar ofertas próximas por meio de geolocalização. Ele mapeia todo tipo de ação promocional dos estabelecimentos ao redor: descontos, brindes, compre e ganhe, entre outras. Basta o usuário “pegar” a promoção pelo próprio app e apresentar no local o código gerado para obter o benefício. Não é necessária a utilização de cartões de crédito.
Ainda é possível interagir com a loja e outros cadastrados, compartilhar no Facebook ou Whatsapp – recomendando a amigos – e encontrar informações sobre o estabelecimento, como endereço e horário de funcionamento. “Funciona como uma rede social de ofertas de lojas físicas”, comenta Fernando Damasio, desenvolvedor do app.
Para criar o Ofertas Perto, o empreendedor – junto a seu sócio Flávio Ramalho – se baseou em estudos de mercado que apontam o acesso móvel em constante crescimento no Brasil: no final de 2014, 60% dos celulares no país já possuíam conexão 3G ou 4G. “Buscamos uma forma de aproximar as pessoas das lojas físicas, melhorando a experiência de compra. Interagir com o mundo real via mobile, usando os gadgets pessoais, já é uma realidade no Brasil e no mundo”, explica Damasio.
Os lojistas cadastram-se no aplicativo – é preciso um ponto de venda físico –, criam suas ofertas (cada uma gera um QR Code) e têm acesso a relatórios com informações como quantidade de pessoas que visualizaram, aproveitaram e/ou compartilharam a promoção. O sistema também permite cadastrar um código de barras para cada anúncio ou gerar um domínio específico que agrupe várias ofertas. “Com esse recurso, o varejista pode integrar mídias online e offline, imprimindo o QR Code em revistas, por exemplo, e obtendo dados segmentados antes impossíveis de serem colhidos”, afirma o empreendedor.
Na versão gratuita para comerciantes, há sempre um anúncio no ar e, na paga (R$ 99,90 mensais por local), esse número é ilimitado. As lojas que optarem pelo plano que inclui o beacon (R$ 199,99 mensais por local) recebem o aparelho e suas ofertas poderão alcançar consumidores em uma área de 312.000 m² por meio do Bluetooth Low-Energy – necessário para a conexão com o dispositivo. “Muitas pessoas ainda não sabem, mas esta tecnologia já está disponível nos smartphones desde o lançamento do iPhone 4S. Agora temos que utilizá-la para agregar valor aos usuários”.
O Ofertas Perto está disponível para os sistemas Android e iOS. Após a disponibilização da versão teste em Belo Horizonte, o aplicativo tem seu lançamento nacional neste mês. O objetivo é contar com 800 comércios e 270 mil consumidores até o fim de 2015.
Sobre o Ofertas Perto
Aplicativo que encontra ofertas de todos os tipos em lojas próximas do consumidor por meio de geolocalização e da nova tecnologia dos beacons. O Ofertas Perto permite que clientes de todo o Brasil comentem e compartilhem promoções com outros usuários e com o próprio estabelecimento. Criado pelos sócios Fernando Damasio e Flávio Ramalho, o app foi lançado em março após o sucesso da versão teste. www.ofertasperto.com.br. Tel: (31) 3286-7094.