Redes sociais: 5 maneiras de fazer vídeos curtos bombarem
Vigo Video dá dicas para acertar na iluminação, no enquadramento e em outros elementos de formato e conteúdo a quem almeja se tornar um digital influencer
Fazer sucesso nas redes sociais requer a criação de conteúdo com alto potencial de engajamento e viralização, e aqueles com o objetivo de se tornarem digital influencers devem levar em consideração alguns aspectos essenciais de formato e informação. Pensando nisso, a nova rede social Vigo Video (http://bit.ly/pr_vigovideo), voltada à produção de vídeos curtos, dá dicas para os usuários bombarem na timeline.
Luz, câmera, ação
O mais básico entre os elementos essenciais para um bom vídeo é a iluminação. Gravações escuras ou com luz muito forte, “estourada”, prejudicam o aspirante a influencer de diversas maneiras: a probabilidade de o público desistir de assistir a algo que não consegue enxergar é alta. É preciso ter uma boa visão de quem fala, das expressões, da linguagem corporal, do cenário e de detalhes relevantes ao contexto para que o espectador crie algum tipo de identificação com o personagem que lhes fala.
Enquadramento: “um pouquinho mais pra esquerda”
Outro aspecto de grande importância é como posicionar a câmera de modo a criar um bom recorte que inclua quem fala e o cenário, de forma harmoniosa. No caso de youtubers ou instagrammers, os enquadramentos mais indicados são o primeiro plano, com o rosto do indivíduo em foco; o plano médio, que enquadra a pessoa da cintura para cima e captura considerável parte do ambiente; e, no máximo, o plano americano, dos joelhos para cima.
Cenário coerente e sem bagunça
Ao se tratar de algo mais próximo do formato vlog, o cenário acaba sendo o local onde a pessoa se encontra. No entanto, caso a intenção seja falar sobre um assunto específico, criar uma cena de comédia ou um tutorial de maquiagem, é preciso pensar em um “fundo” coerente. No caso deste último, por exemplo, é interessante deixar a penteadeira aparecendo, o quarto colorido ou, até mesmo, criar um fundo neutro para destacar o primeiro plano e trazer mais destaque ao rosto.
Público-alvo e conteúdo direcionado
Independentemente do tipo de assunto que o influencer aborde, é necessário, antes de tudo, definir o público-alvo e se expressar na linguagem dessas pessoas, levando em consideração faixa etária, gênero, condições socioeconômicas e assim por diante. Uma vez estabelecido o target, é preciso levantar e trabalhar assuntos com ganchos atuais – ligados a acontecimentos do presente – e com os quais as pessoas se identifiquem para engajá-las no projeto e transformá-las em fãs.
Periodicidade ideal para cativar
Seja qual for a rede social e o conteúdo audiovisual que se está produzindo, é importante estabelecer uma frequência ideal para manter a audiência abastecida de novidades. Considerando os vídeos, a periodicidade mínima esperada pela audiência é um vídeo por semana. No caso de redes sociais como o Instagram ou o Vigo Video, espera-se um número um tanto mais elevado de postagens – no mínimo, dois ou três vídeos por semana. Já os stories, que trazem um quê de vlog, devem ser diários.
Sobre o Vigo Video
Rede social voltada exclusivamente à produção de vídeos curtos e originais por meio da qual as pessoas compartilham suas histórias e promovem seus talentos. O Vigo Video capacita usuários com ferramentas de edição fáceis de se utilizar e conecta indivíduos da comunidade com interesses semelhantes. http://bit.ly/pr_vigovideo.
Redes sociais: 5 maneiras de fazer vídeos curtos bombarem
Vigo Video dá dicas para acertar na iluminação, no enquadramento e em outros elementos de formato e conteúdo a quem almeja se tornar um digital influencer
Fazer sucesso nas redes sociais requer a criação de conteúdo com alto potencial de engajamento e viralização, e aqueles com o objetivo de se tornarem digital influencers devem levar em consideração alguns aspectos essenciais de formato e informação. Pensando nisso, a nova rede social Vigo Video (www.vigovideo.net), voltada à produção de vídeos curtos, dá dicas para os usuários bombarem na timeline.
Luz, câmera, ação
O mais básico entre os elementos essenciais para um bom vídeo é a iluminação. Gravações escuras ou com luz muito forte, “estourada”, prejudicam o aspirante a influencer de diversas maneiras: a probabilidade de o público desistir de assistir a algo que não consegue enxergar é alta. É preciso ter uma boa visão de quem fala, das expressões, da linguagem corporal, do cenário e de detalhes relevantes ao contexto para que o espectador crie algum tipo de identificação com o personagem que lhes fala.
Enquadramento: “um pouquinho mais pra esquerda”
Outro aspecto de grande importância é como posicionar a câmera de modo a criar um bom recorte que inclua quem fala e o cenário, de forma harmoniosa. No caso de youtubers ou instagrammers, os enquadramentos mais indicados são o primeiro plano, com o rosto do indivíduo em foco; o plano médio, que enquadra a pessoa da cintura para cima e captura considerável parte do ambiente; e, no máximo, o plano americano, dos joelhos para cima.
Cenário coerente e sem bagunça
Ao se tratar de algo mais próximo do formato vlog, o cenário acaba sendo o local onde a pessoa se encontra. No entanto, caso a intenção seja falar sobre um assunto específico, criar uma cena de comédia ou um tutorial de maquiagem, é preciso pensar em um “fundo” coerente. No caso deste último, por exemplo, é interessante deixar a penteadeira aparecendo, o quarto colorido ou, até mesmo, criar um fundo neutro para destacar o primeiro plano e trazer mais destaque ao rosto.
Público-alvo e conteúdo direcionado
Independentemente do tipo de assunto que o influencer aborde, é necessário, antes de tudo, definir o público-alvo e se expressar na linguagem dessas pessoas, levando em consideração faixa etária, gênero, condições socioeconômicas e assim por diante. Uma vez estabelecido o target, é preciso levantar e trabalhar assuntos com ganchos atuais – ligados a acontecimentos do presente – e com os quais as pessoas se identifiquem para engajá-las no projeto e transformá-las em fãs.
Periodicidade ideal para cativar
Seja qual for a rede social e o conteúdo audiovisual que se está produzindo, é importante estabelecer uma frequência ideal para manter a audiência abastecida de novidades. Considerando os vídeos, a periodicidade mínima esperada pela audiência é um vídeo por semana. No caso de redes sociais como o Instagram ou o Vigo Video, espera-se um número um tanto mais elevado de postagens – no mínimo, dois ou três vídeos por semana. Já os stories, que trazem um quê de vlog, devem ser diários.
Sobre o Vigo Video
Rede social voltada exclusivamente à produção de vídeos curtos e originais por meio da qual as pessoas compartilham suas histórias e promovem seus talentos. O Vigo Video capacita usuários com ferramentas de edição fáceis de se utilizar e conecta indivíduos da comunidade com interesses semelhantes. www.vigovideo.net.