10/04/2018

E-commerce chega ao setor funerário e promete facilitar a vida na resolução de um óbito

Webluto aposta na conveniência do atendimento online para clientes que passam pela perda de um ente querido

Webluto

Além da dor trazida pelo falecimento de um familiar, as pessoas também são obrigadas a enfrentar um maçante processo burocrático para realizar um velório, enterro ou cremação. Para aliviar esse momento, a startup Webluto (webluto.com) reúne funerárias, cemitérios, crematórios e floriculturas de todo o Brasil em uma única e exclusiva plataforma de e-commerce e marketplace.

“Apesar de ser um momento extremamente delicado, queremos tornar um pouco mais fácil a vida de quem perde um ente querido. Normalmente, as pessoas correm de um lado para o outro, durante horas, para conseguir resolver tudo que precisa, e nós centralizamos os diversos serviços para soluções de um óbito” explica Siderlei Gonçalves, fundador da plataforma.

Por meio do site ou do aplicativo, o usuário encontra em uma única interface desde o atendimento inicial na funerária até a escolha do local de sepultamento, além de poder enviar coroa de flores e condolências por meio do e-commerce.  Os preços de um funeral, por exemplo, podem variar de R$ 1,9 mil a mais de R$ 10 mil, com a possibilidade de o pagamento ser rateado em até 10 pessoas.

“Para quem desconhece os trâmites necessários de uma situação de óbito, ter um moderador para todo o processo é de extrema importância”, diz Gonçalves. Esta orientação acontece, por exemplo, com o serviço “MeAjuda24h”, opção voltada para cidades que possuem atendimento funerário municipalizado. Nesses casos, um assistente virtual auxilia por telefone, com instruções e orientações diversas nas providências necessárias. Caso um cemitério não seja localizado no marketplace, a Webluto auxilia através da seção “LigamosPraVocê24h”. 

A ideia de criar a plataforma nasceu por conta da experiência de Gonçalves de quase vinte anos na área. “Enxerguei que o setor também podia se modernizar e, assim, ajudamos quem precisa dos serviços e também as empresas do setor” comenta o fundador da startup.

Para viabilizar a atuação em todo território nacional, a tecnologia conta com mais de 300 companhias do ramo cadastradas. Após mais de um ano em desenvolvimento e investimentos de mais de R$ 350 mil, a meta da empresa é atender nos seus primeiros 12 meses 5% dos óbitos registrados no Brasil, cadastrar 1.200 prestadores do segmento e angariar 3.600 afiliados para divulgarem a plataforma via redes sociais e serem beneficiados com recompensas.

Sobre o Webluto

Ecommerce e marketplace para soluções em luto que reúne em uma única plataforma serviços de funerárias, cemitérios, crematórios e floriculturas. Lançado em abril de 2018. O aplicativo também oferece atendimento para aviso de óbito 24h, proporcionando ao usuário orientação de como proceder em situações de falecimento. Site: www.webluto.com.