13/04/2017

Negócios, tecnologia e educação são os principais temas na mídia voltada para PMEs

Pesquisa da startup DINO, com base em mais de 17 mil conteúdos, mostra quais temas estão em alta na imprensa

Dino

Dar voz aos empreendedores: é isso que faz a startup DINO (www.dino.com.br) desde 2014, em espaços negociados com parceiros de peso na mídia. A partir das suas mais de 17 mil divulgações feitas no ano passado, a empresa do Grupo Comunique-se (www.comunique-se.com.br) apresenta pesquisa sobre os assuntos mais disputados por PMEs na hora de sair na imprensa.

O topo do ranking é formado por Negócios (1º lugar), Tecnologia (2º) e Educação (3º). Em relação às duas primeiras editorias, destacam-se: inovações no setor de e-commerces e soluções tecnológicas tanto para empresas (B2B) quanto para o consumidor final (B2C). Já o terceiro tema em quantidade de notícias distribuídas teve como principal assunto cursos das mais diversas áreas, “desde mindfulness até workshops para empreendedores”, pontua Marco Cacuro – gerente de marketing do DINO – que também inclui entre os mais divulgados os eventos de grande porte que acontecem ao longo do ano por todo o país.

Marco adianta que outros temas ganharam força no primeiro trimestre de 2017: “Aumentaram as divulgações sobre franquias. Saúde segue em 4º lugar, com alta nos lançamentos de produtos farmacêuticos e tecnologias desenvolvidas para a área”, complementa Cacuro.

Segundo a pesquisa, para quem busca a data perfeita na hora de divulgar, quarta e quinta-feira são os dias com mais materiais publicados. “Efemérides e outros eventos sazonais também aumentam a quantidade de notícias produzidas e publicadas”, aponta Marco. O profissional de marketing do DINO resgata, inclusive, um recorde atingido pela ferramenta durante o mês de novembro por conta do Black Friday 2016. Foram mais de 1,7 mil conteúdos distribuídos nesse período.

“Os dados da pesquisa demonstram a importância da divulgação de notícias para PMEs. A tendência é que, com a melhora da situação econômica do país, empresas de diferentes portes possam retomar suas atividades com mais intensidade e, consequentemente, noticiarem mais conteúdos a respeito de seus negócios”, afirma Marco. A audiência anual dos parceiros do DINO já superou 1,2 bilhão de views – entre eles estão Exame.com, Agência O Globo, InfoMoney, Terra e Estado de Minas.

Sobre o DINO

Divulgador de notícias. A startup foi criada em 2014 pelo Grupo Comunique-se. O objetivo é auxiliar quem busca espaço na mídia com divulgações em mais de 120 veículos parceiros, como EXAME.com, Terra e InfoMoney. Ultrapassou a marca de mil clientes em 2016, entre PMEs e agências. www.dino.com.br.