Startups apostam em franchising para crescer
Para WillGo, modelo confere menos riscos a quem deseja inovar e é alternativa para ganhar presença geográfica
Por muito tempo, o termo “franquia” foi associado a empresas de grande porte que atuam em segmentos mais tradicionais, como alimentação ou moda. O modelo, porém, vem cada vez mais sendo abraçado por companhias menores que querem ganhar capilaridade, inclusive as startups. Exemplo dessa tendência é o WillGo (www.willgobrasil.com.br), aplicativo de transporte de passageiros, objetos e cargas, que entrou para o franchising em outubro do ano passado – o primeiro do segmento – e já avança com cinco unidades na região sudeste.
Gabriel da Silva, diretor do WillGo Brasil, conta que preferiu tomar um caminho alternativo para o crescimento sustentável da companhia. "Nossa percepção foi a de que ter empreendedores regionais nos possibilita entender as particularidades de cada mercado local”, explica. “Os franqueados são como sócios minoritários, ampliando a capilaridade do aplicativo”. Para ele, a consolidação do modelo de negócio e reconhecimento da marca, contudo, foi essencial antes de aderir ao franchising.
A entrada de startups para o universo das franquias é também vantagem para quem deseja atuar com inovação e tecnologia. “Além do fato de não ser fácil tirar uma startup do papel, é uma forma de reduzir os riscos inerentes à operação do franqueado”, afirma Silva. “O segmento em que atuamos, particularmente, está crescendo 25% ao ano, com altas taxas de retorno e break-even curto. Outra vantagem é que não temos custo de capital investido em estoque”.
O diretor do WillGo também destaca que o próprio mercado de franquias sai beneficiado. O setor, que passa pela crise com relativa tranquilidade – segundo pesquisa recente da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o crescimento foi de 8,3% em 2015 –, aproxima-se de segmentos novos e que devem seguir em alta no mercado.
Feira do Empreendedor
O WillGo terá um stand na Feira do Empreendedor 2017 da SEBRAE, com o objetivo de fomentar a estratégia de expansão e atrair novos cadastros de motoristas para a plataforma, segundo Silva. Quem se tornar usuário do aplicativo durante a Feira receberá um código promocional que dá desconto de 10% na primeira corrida.
Sobre o WillGo
Aplicativo que oferece transporte de pessoas, documentos e objetos. Os motoristas pagam uma trimestralidade, anuidade ou mensalidade para obter o licenciamento e fazem a autogestão de suas corridas. Entre as vantagens estão a flexibilidade de categoria, modelo e cor do veículo para atuar, o agendamento de corridas, a opção de “favoritar” condutores e a ausência de tarifas dinâmicas. Tanto pessoas físicas como empresas e e-commerces podem solicitar o serviço. É a operação brasileira da empresa indiana de mesmo nome. www.willgobrasil.com.br.