Startup envia fotos surpresas sorteadas do Facebook e Instagram
O assinante da Phosfato recebe todo mês em casa imagens com formato retrô e em envelope origami
Quem nasceu antes do boom das câmeras digitais sabe bem como é gostoso abrir o envelope de fotos reveladas. Para resgatar esse prazer, a startup Phosfato (www.phosfato.com.br) lança a assinatura de fotografias, em que o usuário recebe imagens surpresas em casa todo mês.
Nunca se tirou tantas fotos como atualmente, mas as lembranças se perdem nas redes sociais e pastas de arquivos do computador. Como uma fábrica de memórias, a startup quer ajudar as pessoas a relembrarem e espalharem pelo lar momentos eternizados em papel fotográfico. Basta sincronizar suas contas do Facebook ou Instagram e fazer upload de fotos do celular, tablet e notebook. Depois, é só eliminar as imagens que não quer receber.
Todo mês a startup envia pelo correio entre 6 e 12 fotos sorteadas dessa base, conforme o plano assinado. “Desenvolvemos um algoritmo exclusivo para selecionar automaticamente as imagens e evitar fotos duplicadas, mesmo se o usuário postar de novo nas redes sociais, por exemplo”, explica Raphael Mendonça, que fundou a empresa em dezembro de 2015, junto com o sócio Rogério Augusto.
Os empreendedores, ambos engenheiros e com experiência em desenvolvimento de produto, uniram o interesse pela fotografia para criar uma startup que solucionasse um problema que sentiam na pele: “Na hora de revelar fotos era sempre aquele sacrifício de selecionar entre as centenas de arquivos disponíveis. Quando chegam as imagens não existe aquele frisson de antigamente de não saber ao certo o conteúdo. Por isso, criamos algo com foco na experiência”, conta Rogério. As fotos têm formato retrô que lembra Polaroid e o envelope ainda é um origami, que se transforma em porta-retratos.
“Muitos clientes afirmam que se sentem presenteados quando o pack chega e adoram compartilhar com familiares e amigos”, diz Raphael. Os planos de assinatura da Phosfato custam a partir de R$ 15,90 (para seis fotos por mês) e a startup entrega em todo o Brasil. A meta é atingir mil usuários até o fim do ano e captar recursos para o primeiro trimestre de 2017.
Sobre a Phosfato
Startup de assinatura de fotografias. Envia mensalmente packs com fotos reveladas sorteadas a partir de imagens de redes sociais (Facebook e Instagram) ou enviadas de smartphone, tablet ou computador. Lançada em dezembro de 2015 pelos empreendedores entusiastas da fotografia Raphael Mendonça e Rogério Augusto. www.phosfato.com.br.