Franquia: Plataforma facilita relacionamento entre franqueado e matriz
Dividida em módulos, Central do Franqueado ajuda redes a manterem padronização e eficiência e simplifica vida de empreendedores
Lançada em 2015 para facilitar o suporte, gestão e atendimento de franqueadores com unidades franqueadas, a Central do Franqueado (www.centraldofranqueado.com.br) atualizou seu software para uma plataforma modular – modelo inédito no setor. A novidade permite que redes de franquias e negócios em geral contratem apenas as funcionalidades essenciais aos seus negócios, tornando a solução acessível a marcas iniciantes e/ou com menor capacidade de investimento.
Os quatro módulos da plataforma, que funciona na nuvem com uma interface intuitiva, são CAF (Central de Atendimento ao Franqueado), Operacional, Compras e Qualidade. Como um conjunto, facilitam variadas etapas: a comunicação entre a matriz e os empreendedores, o treinamento e gestão da equipe, o relacionamento comercial entre as duas partes e outros fornecedores e a auditoria e monitoramento de padronização da operação e eficiência do negócio.
"Criamos o software para preencher um gap no mercado de franquias, que é garantir a qualidade do serviço e atendimento em todas as unidades", conta Dario Ruschel, sócio da Central do Franqueado, que ressalta a capacidade da ferramenta em também atender redes do varejo e outros tipos de negócios que não se enquadram no modelo de franchising.
O foco da Central do Franqueado são redes com mais de 10 unidades. No entanto, com o modelo sob demanda, Ruschel acredita que a plataforma se torna atrativa para negócios iniciantes. "Para as franquias em fase de expansão fica barato contratar apenas um ou dois módulos e incluir mais funcionalidades conforme a empresa cresça. Isso permite adotar um modelo de gestão semelhante ao utilizado por grandes empresas com um orçamento muito menor", diz.
Prazos cumpridos à risca
Giuseppe Frizzo, gerente de operações da rede de alimentação saudável Balanceado conta que, ao adotar a ferramenta, a comunicação com os franqueados ficou mais simples. “Além disso, temos um registro completo de toda a troca de informações, o que garante prazos cumpridos à risca”, diz. “Também facilitou a vida dos gestores, já que passamos a concentrar treinamentos, fichas técnicas e dados sobre mais de 20 fornecedores em uma só plataforma”, explica Frizzo. Com o sucesso da implementação no Balanceado, hoje a Central do Franqueado já atende à segunda marca do mesmo grupo, a Bella Gula. Ao todo, são 50 usuários em 40 unidades operando com o software.
Para facilitar o cálculo do investimento necessário para implementar a solução, a plataforma disponibiliza uma ferramenta que permite prever o custo mensal de assinatura conforme a quantidade de módulos contratados versus o número de usuários. Um módulo com cinco usuários, por exemplo, sai por R$ 74 ao mês. Já um contrato de três módulos com dez cadastrados cada, por sua vez, fica em R$ 386.
Além do software de relacionamento entre franquia e unidades, a Central do Franqueado também oferece serviços complementares de Cliente Oculto e Auditoria do Ponto de Venda. Com a perspectiva de fechar o ano atendendo 50 redes brasileiras, a meta da empresa é triplicar de tamanho em 2017.
Sobre a Central do Franqueado
Empresa que oferece software de relacionamento modular para franqueadores e franqueados. Lançada em 2015, a Central do Franqueado garante a padronização da operação e eficiência em redes de franquia e varejo, com foco em oferecer facilidades para as unidades atingirem os objetivos de qualidade da franquia, assim como melhorarem seus resultados. www.centraldofranqueado.com.br.