Tec: Crachás de identificação viram cartão de pagamento
Tendência do "cartão único" já é realidade em universidades e empresas
A carteira vai ficar mais leve. Mas não é por falta de dinheiro: pelo menos quando se fala em tecnologia de identificação, o peso no bolso diminuirá na medida em que um único cartão exerça a função de várias. A Rápido Card (www.rapidocard.com.br), empresa especializada no desenvolvimento de crachás, já cria, por exemplo, cartões de identificação que permitem acesso a áreas específicas e ainda controlam créditos de alimentação.
A novidade é ideal para universidades e empresas. Por um lado, a identificação controla o acesso de alunos ou funcionários aos espaços que podem frequentar. "É o que acontece em algumas universidades públicas que atendemos, por exemplo. Lá, só os alunos de Química podem entrar nos Laboratórios de Química, e isso é feito com o mesmo crachá que usam para comer no restaurante universitário", explica Alexandre Lima, sócio-fundador da Rápido Card.
Para alimentação, por sua vez, são inseridos créditos com dinheiro pelo usuário ou diretamente pela empresa. "A tecnologia permite, ainda, ir além. Não é difícil imaginar que um 'cartão único' também seja usado para se locomover, como um substituto do bilhete único, ou para pagar serviços em estabelecimentos parceiros", conta Lima.
Assim, empresas teriam a chance de beneficiar os funcionários com facilidades em salões de beleza, academias, cinemas, etc. Já instituições de ensino que oferecem bolsas e auxílio para compra de livros, por exemplo, poderiam fazê-lo integrado a um cartão, que seria usado para adquirir os produtos direto nas livrarias.
Segundo Alexandre, os dispositivos de hoje aproveitam a tecnologia de identificação por proximidade, mais resistente e menos sujeita a fraudes do que os chips ou tarjas magnéticas. "Podemos inserir quantas camadas de criptografia forem necessárias", diz.
Para o especialista, a tendência é que num futuro próximo o modelo passe a ser usado em documentos oficiais, como RG, CPF e carteira de motorista. "É fácil juntar os dados externos, impressos no cartão e visíveis, com informações complexas internas, presentes no banco de dados do dispositivo", afirma Lima.
Sobre a Rápido Card
Empresa especializada no desenvolvimento de crachás, carteiras estudantis e smartcards. Criada em 2010, a Rápido Card trabalha com tecnologia própria de impressão dos cartões em PVC. Uma camada transparente do mesmo material é colocada por cima da imagem, garantindo durabilidade e segurança contra adulterações. Além disso, a empresa oferece crachás com tecnologia de smartcards, que permitem controle de acesso inteligente. www.rapidocard.com.br. Tel.: (11) 3473-4832.