Joias: 5 dicas para deixá-las com cara de novas
É possível alargar o anel que não serve mais e até reproduzir a biju preferida em metal valioso
O single “Diamonds are a girl’s best friend”, da eterna Marilyn Monroe, faz jus à ligação que há entre uma mulher e suas joias. E para manter as peças favoritas com aparência de recém-adquiridas, a especialista Agnes Sá, da Lavoro Joias (www.lavorojoias.com), fala sobre os procedimentos de reparo e personalização dos acessórios para estreá-los novamente em grande estilo:
1. Banho de ródio ou de ouro
Quem quer renovar a biju dar uma nova “cor” a uma joia, os banhos são uma ótima pedida. “Para dar um novo charme a um colar de ouro amarelo, por exemplo, o banho de ródio cobre o amarelado do metal e deixa a peça branca; e tanto o ródio quanto o banho de ouro revitalizam a superfície das bijuterias”, explica Agnes.
2. Reutilização de pedras e ouro
Caso possua pedras preciosas soltas ou alguma joia em ouro que não usa mais, a Lavoro Joias reutiliza esses materiais e, juntamente com a equipe de designers, desenvolve uma nova peça. “O cliente pode escolher um colar, um anel ou qualquer outro item e nós criamos o acessório com o material que ele trouxe”, conta a especialista.
3. Personalização
Além de reutilizar joias para criar novos itens, também é possível realizar pequenas adaptações. Um casal em comemoração às suas bodas, por exemplo, pode querer adicionar um pequeno adorno às alianças, como bordas brancas ou um pequeno diamante – caso seja o aniversário de 50 anos de casados.
4. Ajuste de anéis
Ao longo dos anos, o diâmetro dos dedos pode variar e, muitas vezes, peças de alto valor financeiro ou emocional, como anéis de formatura ou alianças de bodas, deixam de servir. Caso seja necessário aumentar ou diminuir a abertura da joia, é possível cortá-la e, se for o caso, adicionar um novo fragmento de metal precioso. Após a soldagem e o polimento, o anel estará como novo.
5. Polimento
É um dos mais procurados. Com o passar do tempo as joias perdem o brilho ou podem adquirir alguns riscos. O procedimento utiliza diversos tipos de escova e produtos especiais, que variam de acordo com a peça, apagando qualquer resquício de riscos e restaurando o brilho.
Lavoro Joias – Fabricação e conserto de joias.
Local: Av. Ibirapuera, 3.103 – Shopping Ibirapuera.
Horário de funcionamento:de segunda a sábado, das 10:30 às 21:30, e de domingo, das 14:30 às 18:30.
Sobre a Lavoro Joias
Loja de fabricação e conserto de joias, fundada em 2000, que realiza desde polimentos e pequenas soldagens até reutilização de ouro e pedras preciosas para a confecção de novas peças. Também desenvolve seus próprios itens e revende outras marcas. Site: www.lavorojoias.com. Tel.: (11) 5589-2039.