TAG Brazil expande negócios para os Estados Unidos
Escritório de consultoria tributária ?boutique? abre nova frente para auxiliar empresas estrangeiras a investirem no Brasil
Quando decidiu abrir o próprio escritório de consultoria tributária em 2004, Marcelo Freitas já era um dos mais renomados e experientes tributaristas do Brasil. Depois de mais de quinze anos em cargos de alta liderança em empresas de expressão – nacionais e multinacionais, como Bradesco, Arthur Andersen, Ernst & Young, Deloitte e Banco Sumitomo -, o advogado, administrador e contador paulista percebeu que era hora de deixar as estruturas gigantescas das multinacionais e empregar o know-how acumulado em um negócio mais eficiente, especializado e personalizado.
Deu muito certo. Dez anos depois, a Tax Advisory Group Brazil – TAG Brazil – já fatura extraordinários 30 milhões por ano e tem em sua equipe um grupo multidisciplinar de cinco sócios seniores com passagem pelas principais empresas de consultoria, auditoria e advocacia na história do país.
Como Freitas imaginava, o que impulsionou a TAG Brazil foi a capacidade de atender e lidar com idiossincrasias nacionais, como empresas grandes que se mantém num esquema familiar, além de não priorizar clientes já renomados. “Trabalhei sem sócios com minha equipe de funcionários nos primeiros quatro anos, mas, aos poucos, alguns colegas perceberam que esse modelo oferecia a possibilidade de se adequar às especificidades das maiores empresas clientes brasileiras e multinacionais, o que resultava em um enorme potencial de crescimento”, conta.
Agora, no momento em que, parecido ao que fez Freitas, muitos executivos de auditoras multinacionais que operam internacionalmente estão também abrindo escritórios nos Estados Unidos, o objetivo da TAG Brazil é inaugurar uma filial no país para iniciar intercâmbio comercial com esses profissionais de background semelhante.
“Em geral, esses novos negócios são especializados em auditoria”, explica Freitas. “Então, à medida que expandirem sua atuação para a América Latina, faremos uma parceria para auxiliá-los a entender e a trabalhar com a legislação tributária local”. Para isso, o criador da TAG Brazil contará com uma equipe de cinco profissionais americanos – número que deve dobrar em um ano -, supervisionados por Freitas e um de seus sócios.
O plano é que essa nova frente, somada aos clientes brasileiros, ajude a manter o crescimento anual da TAG na casa dos 35%. “Temos uma estrutura reduzida que permite fazer esse serviço por um custo relativamente baixo e de maneira mais efetiva e atenciosa”, afirma Freitas.
Sobre a TAG Brazil:
Consultoria tributária formada por altos executivos oriundos de multinacionais e escritórios de destaque nas áreas de direito tributário, auditoria fiscal e consultoria empresarial. A TAG Brazil atua em duas frentes: consultoria e advocacia. São cinco sócios na primeira, um dos quais atua na segunda ao lado de outra sócia e seus funcionários. O escritório é especializado em atender empresas de médio e grande porte, como transportadoras, manufaturas automobilísticas e farmacêuticas, além de alguns prestadores de serviços. www.tagbrazil.com Telefones: (11) 3051-5157 / 3051-3383 / 2296-5057. E-mail: [email protected].