Aluguéis em alta fazem escritórios encolherem
Empresas precisam se reorganizar em espaços menores para economizar
O aumento no valor do metro quadrado de imóveis comerciais já foi percebido há tempos pelos empreendedores brasileiros. Por isso, muitas empresas optam e se adaptam a escritórios mais compactos. Confira 5 dicas para aproveitar ao máximo área de trabalho:
1. Incentive novas formas de trabalho
Quanto mais funcionários trabalhando in loco, maior a necessidade por espaço. Contratar freelancers que trabalhem fora da empresa ou permitir que alguns colaboradores façam home office é uma alternativa para aumentar o aproveitamento do escritório.
2. Armazene fora do escritório ou em pen drives
Documentos e objetos também demandam espaços. Para reduzir o acúmulo de papeis e garantir a conservação dos arquivos, a aquisição de um scanner é uma boa opção. Muitos equipamentos são multifuncionais, unindo digitalização e impressão, e podem ser encontrados a partir de R$ 369 no e-commerce ImpressorAjato.
Já para guardar móveis, estoques e outros equipamentos de menor uso, uma solução é o Self Storage, alugando salas ou boxes em empresas especializadas no serviço, como a Stock Box Self Storage.
3. Alugue salas por hora
Auditórios, salas de reuniões e de treinamento são exemplos de espaços que, muitas vezes, ficam ociosos no escritório. Muitos prédios comerciais e coworkings, como o EloCoworking e o Pocket Coworking, oferecem essas estruturas para serem compartilhadas por várias empresas. Utilizá-las sob demanda garante economia no aluguel.
4. Aproveite o espaço ao máximo com móveis inteligentes
A escolha de móveis versáteis propicia maior aproveitamento da sala. Prateleiras até o teto, por exemplo, armazenam diversos objetos e ocupam somente lugar nas paredes. Ainda, cadeiras e mesas com rodízios e notebooks conferem maior flexibilidade.
5. Analise a malha de transporte público nos arredores
De acordo com levantamento realizado pelo site VivaReal, uma sala comercial com uma vaga para automóvel é 35% mais cara do que sem nenhuma, em uma mesma região de São Paulo, por exemplo. Optar por escritórios próximos a estações de trem e metrô, ou com boa circulação de ônibus diminui a necessidade de vagas, reduzindo o preço do aluguel, e ainda contribui para o meio ambiente.
Sobre a ImpressorAjato:
Há 18 anos no mercado, oferece soluções em cópia e impressão. Focada na venda de impressoras a laser e a jato de tinta de grande porte, possui e-commerce de equipamentos e faz outsourcing para grandes empresas. Também presta serviços de consultoria, assistência técnica e suporte para reposição de peças e suprimentos. www.impressorajato.com.br. Telefone: (21) 2580-1992.