Software analisa rotina de funcionários e aumenta produtividade em até 30%
O Produtivo otimiza o tempo da equipe com relatórios sobre programas e sites utilizados
Aquelas horinhas jogadas fora no meio do expediente parecem inocentes, mas podem resultar em perda de rendimento para a empresa e trabalho acumulado. Para contornar esse hábito, o ProdutivoApp (www.produtivoapp.com.br) é um programa que avalia o tempo gasto na frente do computador e ajuda a aumentar a produtividade da equipe em até 30%.
O ProdutivoApp classifica os programas utilizados e sites acessados pelos funcionários como produtivos ou não. A distribuição do tempo gasto com cada um deles dá um resultado de 0% a 100% de eficiência para o colaborador. Os gestores podem definir a importância de cada atividade, conforme as especificidades da empresa.
O funcionário tem acesso a um espelho do seu dia a dia e, conforme busca se adequar à produtividade média da equipe, ajuda a otimizar o desempenho coletivo. “Os colaboradores ganham a oportunidade de descobrir em que estão gastando seu tempo. Um dos objetivos é conscientizá-los das vantagens de se dedicar a tarefas produtivas”, conta Bruno Ratnieks, sócio da SNF, empresa que criou o ProdutivoApp.
O sistema respeita a privacidade do funcionário: ele registra apenas o nome do software ou site em uso, mas nunca os conteúdos visualizados. Ainda, o acesso às informações é segmentado: o dono do negócio pode analisar os dados de todos os empregados; o gerente, dos seus subordinados; e o colaborador consegue avaliar o próprio desempenho.
Para utilizar o ProdutivoApp, basta instalar o programa nos computadores que serão analisados. Os dados e relatórios ficam armazenados na nuvem, para acesso remoto. A empresa recomenda que a instalação da ferramenta seja feita com o consentimento do funcionário.
Há um período de acompanhamento gratuito de 15 dias, em que a média de produtividade dos colaboradores é traçada pelo software. A partir daí, é possível contratar a ferramenta por um valor entre R$ 6,90 e R$ 19,90 por licença. “Como parte da nossa missão de melhorar o rendimento dos nossos clientes, o preço varia conforme a eficiência do negócio”, afirma Rafael Nunes, também sócio da SNF.
O programa, lançado em 2011, já é utilizado por mais de duas mil empresas – com foco em pequenas e médias companhias onde o computador é essencial ao trabalho. Só em 2014, o número de clientes aumentou 400% e a meta é manter o crescimento no próximo ano.
Sobre o ProdutivoApp:
Programa para análise da eficiência de funcionários que trabalham com computador. Todas as atividades executadas são classificadas como produtivas ou não, para analisar o desempenho dos empregados com base nos sites e programas que utilizam. Com essas informações, é possível melhorar a eficiência da empresa em até 30%. Lançado em 2011 pela empresa SNF. www.produtivoapp.com.br. Telefone: (51) 3062-3304.