10/07/2014

Franquia de açaí inova com combinação de doce de leite e chocolate

Açaí Beat aposta em quiosques em cidades de médio e pequeno porte

Fugir do conceito tradicional do açaí e desenvolver uma marca que se encaixasse nos centros urbanos. Essa foi a ideia de Junior Marques ao criar o Açaí Beat (www.acaibeat.com.br), uma rede de franquias especializada na fruta amazônica. Com experiência no segmento, Junior optou não apenas por desenvolver a marca como também por produzir o mix do produto comercializado pelas lojas.

 

Acai Beat    Acai Beat

 

A primeira unidade foi instalada em formato de quiosque no shopping do Vale do Aço, na cidade de Ipatinga em Minas Gerais. A loja atraiu tanto consumidores quanto candidatos a franqueados para o Açaí Beat. Em 2012, a franquia chegou a Belo Horizonte e a partir daí começou a se espalhar pelo Brasil.

 

Hoje já são 20 lojas, localizadas em São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná e Tocantins. Até meados de agosto serão inauguradas mais quatro unidades no Triângulo Mineiro e Zona da Mata. “Hoje estamos concentrados em shoppings e ruas de cidades de médio e pequeno porte. Nosso objetivo é alcançar grandes centros urbanos e pontos turísticos do Brasil. Até o final de 2014 queremos chegar a 38 lojas inauguradas”, afirma Aloisio Marques, sócio-administrador da rede Açaí Beat.

 

A franquia possui alguns diferenciais: o produto comercializado é um creme de açaí batido, elaborado na fábrica da empresa em Minas Gerais. Para garantir o sabor, as combinações são feitas na hora e variam do tradicional banana e granola ao exótico doce de leite e bombom ouro branco.

 

“Seja como energético ou sobremesa, o mais procurado é o de leite condensado com leite em pó. Para misturar o sabor dos ingredientes, intercalamos cada um deles com uma camada de açaí”, afirma Junior Marques. Outro diferencial da franquia foi a criação de uma identidade urbana para a marca. “A opção de servir o açaí em copos, por exemplo,  é mais atraente quando o consumidor compra para viagem”, explica Junior.

 

Para abrir uma unidade da franquia é necessário o investimento médio inicial de R$ 105 mil. O valor inclui taxa de franquia, infraestrutura e equipamentos, estoque inicial e capital de giro. O montante varia de acordo com o tamanho e a localização da loja.

 

Não há mensalidades para o franqueado. Os royalties estão inclusos no preço do açaí e a taxa de marketing corresponde a 6% do valor do açaí. O faturamento bruto estimado fica em torno de R$ 30 mil por mês e o retorno ocorre em até 20 meses.