Temporada de revisão dos veículos começou
A demanda por serviços mecânicos cresce 91% no período de férias
Muitas pessoas fazem planos de viajar em dezembro ou janeiro. Um levantamento com base nos dados da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) mostra que o número de acidentes nesse período cresce 10% em comparação a outros meses do ano. Os motivos das ocorrências são diversos e muitas delas podem ser evitadas, como falhas mecânicas que, em sua maioria, acontecem pela falta da manutenção preventiva.
Quando exposto a uma viagem de longa duração, o automóvel pode apresentar defeito no freio, no motor, ou mesmo causar acidentes pela má condição dos pneus. “O pneu careca e sem manutenção ou sem rodízio de rodas faz com que o carro perca sua estabilidade e fique mais vulnerável a influências externas, como a chuva. O desgaste nas fendas da peça prejudica a aderência, deixando o veículo praticamente sem controle quando em contato com a água”, afirma Marcio Hergovic, Diretor de Operações da Caçula de Pneus (www.caculadepneus.com.br).
Além de prolongar a vida útil do automóvel, a manutenção preventiva é mais barata quando comparada à reparação de algum dano. Não só o preço do serviço sai mais em conta, mas o combustível também. “Peças com desgastes e ausência de manutenção como: falta de geometria de suspensão (alinhamento, balanceamento, cáster e cambagem), pneu descalibrado, velas e filtros, são alguns exemplos de falhas que influenciam no aumento do consumo do veículo, que pode gastar até 20% a mais”, diz Hergovic.
Ao fazer a troca das peças, o proprietário do carro deve estar atento às recomendações do fabricante quanto aos itens adequados. Se for usado um modelo diferente do que é indicado ou de baixa qualidade, o funcionamento do automóvel é comprometido.
A periodicidade da revisão depende do veículo e da quilometragem, mas é sempre bom fazer uma vistoria uma semana antes de pegar a estrada. Para não perder tempo, é recomendado verificar a disponibilidade de horários das lojas que fazem vistoria. “Em dezembro e janeiro a procura pela revisão e compra de Pneus, inclusive pelo site, cresce em média 91%”, afirma Laura Schneider, gerente de e-commerce da Caçula de Pneus. Para quem não pode ficar sem o carro durante o dia ou deixou a revisão para última hora, a Caçula de Pneus possui os serviços de Loja Noturna, que faz a manutenção durante a noite, e o de leva e traz.
Sobre a Caçula de Pneus:
Empresa que oferece produtos e serviços automotivos. É revendedora credenciada e autorizada da Pirelli, e presta serviços mecânicos como: alinhamento, balanceamento e troca de óleo. A Caçula de Pneus possui 30 lojas físicas localizadas em toda a grande São Paulo, também realiza atendimento on-line e noturno. www.caculadepneus.com.br. Telefone: (11)3040-6464.