Advogados se adaptam à digitalização de petições
Scanners invadem escritórios para tornar processos virtuais
Mais de 95% dos processos do Superior Tribunal de Justiça (STJ) do Brasil já tramitam digitalmente, e esse número deve aumentar devido à obrigatoriedade de peticionamentos também serem feitos por meio eletrônico. Advogados que tinham ressalvas quanto à informatização dos procedimentos judiciais, agora não terão outra alternativa senão adaptar seus escritórios à nova lei.
Segundo a resolução 14/2013, até abril de 2014 vários tipos de petições passarão a ser enviadas obrigatoriamente através do sistema eletrônico do governo, o e-STJ. Desde outubro, algumas delas já podem ser recusadas pelos fóruns se apresentadas em forma física, o que ocorria com 70% desses recursos antes da medida.
Assim, a compra de máquinas que digitalizam documentos deixou de ser uma facilidade a mais para se tornar uma necessidade aos advogados. “Hoje, sem um scanner, o trabalho em escritórios de advocacia fica prejudicado, se não paralisado. Existem diversos modelos com preços acessíveis e simples de operar à disposição dos clientes”, afirma Cezar Loureiro, gerente técnico do e-commerce de equipamentos de informática impressorajato.com (www.impressorajato.com.br).
Embora seja necessária, a aquisição de equipamentos de digitalização também traz economia: de papel, tempo e dinheiro. Procedimentos que antes levavam horas para serem feitos, hoje são realizados em questão de minutos, e sem envolver deslocamentos. Outra vantagem é o arquivamento virtual, que resguarda os autos contra possíveis danos e ainda elimina o acúmulo de papel.
“A demanda por scanners aumentou muito no Brasil nos últimos anos, principalmente devido à venda para advogados, órgãos públicos e profissionais liberais. Mas ainda existe um campo virgem a ser explorado neste setor”, comenta Diego Silva, analista da IDC, empresa de inteligência do mercado de tecnologia.
Sobre a impressorajato.com:
Há 18 anos no mercado, oferece soluções em cópia e impressão. Possui e-commerce de equipamentos e faz outsourcing para grandes empresas. Também presta serviços de consultoria, assistência técnica e suporte para reposição de peças e suprimentos. www.impressorajato.com.br. Telefone: (21) 3860-0096.