15/10/2013

Varejo aposta em cartões pré-pagos para crescer

Negócio movimentará R$ 117 bilhões com variedade de itens, que vai além da telefonia e inclui vale presentes

Varejistas que querem atrair clientes e incrementar suas vendas sem ter gastos com estoque ou espaço físico estão aderindo aos cartões pré-pagos. Os vales se consolidam no Brasil com o apoio tanto de grandes redes emissoras e varejistas, como Pão de Açúcar, Saraiva e Renner, quanto de empresas como Alelo, Incomm e epay, que funcionam como intermediárias entre quem fabrica os cartões e os distribuidores, que os vendem aos consumidores.

 

Infográfico Viva!

 

A modalidade de comercializar com cartão de plástico – seja ele recarregável ou para uso único – se expandiu da telefonia para refeições, transporte e outras categorias de consumo, e os pagamentos feitos com o recurso serão responsáveis por R$ 117 bilhões em 2017, segundo previsão do Grupo Setorial de Pré-Pagos (GSPP).

 

Neste modelo de negócios agregam-se restaurantes, supermercados, farmácias, livrarias e lojas de departamento a fim de ampliar o alcance e penetração dos pré-pagos, geralmente vendidos apenas em suas lojas emissoras. Assim, vales de produtos e serviços dos mais variados segmentos, como gastronomia, decoração, eletroeletrônicos e experiências (passeios e esportes radicais, por exemplo), ficam agrupados em um único estabelecimento, dispostos em displays com ganchos localizados próximos ao caixa.

 

A vantagem para quem opta por disponibilizar os cartões é aumentar a oferta de itens à venda sem mobilizar capital com estoque, já que os pré-pagos são cedidos em consignação. Para o cliente, uma conveniência, pois além de fazer suas compras usuais, ele poderá adquirir diferentes artigos – para si ou para presentear – que usualmente não estariam disponíveis naquele ponto. Será possível comprar, por exemplo, um vale salto de paraquedas no supermercado.

 

Só o mercado de cartões presente tem potencial estimado em R$ 10 bilhões. A Viva! Experiências é um dos emissores que está investindo no negócio, disponibilizando mais de 500 opções de serviços em forma de vales físicos e virtuais. A variedade vai de um pacote de revelação de fotos por R$9,90, a uma expedição com motos BMW no deserto do Atacama, no Chile, por U$ 7.990, passando por jantares gourmet ao custo de R$ 199. Também há oferta de sessão de massagem, voo de balão, salto de paraquedas, DAY Spa e peça de teatro.

 

“Disponibilizaremos nosso serviço em milhares de pontos de venda da noite para o dia e ficaremos mais próximos do consumidor, chegando onde não teríamos alcance sozinhos” fala Andre Susskind, sócio fundador da Viva! Experiências junto com o irmão gêmeo Daniel Susskind.

 

Sobre a Viva! Experiências:

É um startup brasileira de kits de experiências, que dão direito a escolher uma atividade dentre 18 opções oferecidas para cada um dos 13 temas disponíveis. Também comercializa experiências únicas em forma de cartões presente físicos e virtuais. Foi fundada em outubro de 2009 por Andre e Daniel Susskind, ambos formados em Administração pela FGV. Os kits podem ser adquiridos na Livraria da Vila, Livraria Cultura, ou pela internet, e os cartões presente são encontrados em diversos pontos de distribuição como Livraria Saraiva, além da opção on-line. www.vivaexperiencias.com.br. Telefone: (11) 2626-1042.