E-commerce vira revista de consumo para atrair tráfego
Para aparecer em destaque no Google e mídias sociais, lojas virtuais investem em conteúdo editorial
Em razão do crescimento acelerado do e-commerce brasileiro, a disputa por espaços na Internet está cada vez mais acirrada. O crescimento no faturamento de 35% em 2013 previsto pelo IDV (Instituto para o Desenvolvimento do Varejo) atrai um número elevado de novos players. Com mais concorrência, é necessário inovar para aparecer no mundo on-line.
Um dos caminhos seguidos por alguns e-commerces tem sido a geração de conteúdo editorial a fim de atrair e fidelizar tráfego. Equipes de jornalismo são montadas para gerar matérias inéditas, guias de compras e manter as páginas de lojas virtuais atualizadas. Além de atrair visitantes qualificados que acabam por adquirir produtos ao ler conteúdo relevante, essa tática aumenta a presença em redes sociais e ganha o reconhecimento dos mecanismos de busca ao utilizar técnicas de SEO (Search Engine Optimization), que posicionam estes sites com maior destaque.
A seção “Dicas e Looks” da Dafiti é um bom exemplo: traz dicas de como usar acessórios de moda, mostra looks de personalidades e entrevistas, dentre outros temas fashion. É uma revista de consumo em que é difícil distinguir onde termina a informação e começa a comercialização de produtos.
Segundo Diego Ivo, CEO da Conversion que presta consultoria de SEO, seções com orientações para escolha de produtos, comparativos, artigos de especialistas e calendário de eventos serão mais frequentes em sites de comércio eletrônico e consolidam o conteúdo digital como tendência. “Será cada vez mais difícil identificar o que é propaganda ou texto editorial. Ambos serão interessantes e escritos com a mesma linguagem. Ambos informam e geram vendas” conclui Ivo.
Sobre a Conversion:
A Conversion é uma consultoria de SEO que atende negócios de todos os portes. Fundada em 2011 por Diego Ivo, possui cerca de 20 clientes de vários segmentos. http://www.conversion.com.br. Telefone: (11) 3666-8395.