Marketing Digital atrai com bons salários e perspectiva de negócio próprio
Segmento cresce 50%, cria oportunidades, mas tem dificuldades de formação de profissionais
O aumento de até 40% nos salários de Marketing Digital sinaliza o descompasso entre demanda e oferta por mão de obra especializada. A variação na remuneração apurada pelo Guia Salarial 2013 da Page Personnel é boa notícia para os trabalhadores da área, mas demonstra as dificuldades das agências on-line, cujo faturamento cresceu 50% e totalizou R$ 2,2 bilhões em 2012 segundo a ABRADI (Associação Brasileira de Agências Digitais).
As áreas de atuação do profissional do setor incluem a criação de sites, geração de conteúdo, mídias sociais e otimização para mecanismos de buscas (SEO). O perfil exige uma mistura de conhecimentos em Comunicação, Publicidade e Computação. “Nosso mercado está amadurecendo, os primeiros cursos superiores sobre o tema foram recém-criados e qualificar gente leva tempo” afirma Diego Ivo, fundador da Conversion Consultoria de SEO. E adiciona: “Decidimos não esperar e criamos programas de capacitação para nossos funcionários”.
Quando Ivo compartilhou o conteúdo do treinamento na Internet, pôde confirmar quão carente estava o setor. O #OpenSEO, que abriga 10 vídeo-aulas, com uma hora de duração cada, e um fórum de discussão, recebeu mais de 44 mil visualizações e mais de 3.000 inscritos.
A escassez por profissionais abre espaço para o surgimento de pequenas empresas que terceirizam serviços para as grandes. De acordo com a ABRADI, 86% dos empregados do setor têm entre 18 e 28 anos. O objetivo de empreender encontra muita ressonância nestes jovens da geração Y, que são inspirados pelas trajetórias do Google e Facebook. Ainda segundo a pesquisa da Associação, o número de agências digitais cresceu 11% em 2012 e soma 3.094 negócios em todo o país. Dois terços das empresas possuem menos de 20 funcionários.