26/09/2016

5 dicas para tirar seu restaurante do vermelho

Automatizar processos internos e otimizar o cardápio são algumas das estratégias de especialista

Consumer

Empreender no ramo alimentício é a preferência de muitos que desejam ter um negócio próprio, mas gerir um restaurante, lanchonete ou bar não é das tarefas mais fáceis. Para ajudar esses empreendedores a otimizarem a operação de seus negócios e retomarem o fôlego de novo, Renato Almeida, cofundador do Consumer (www.programaconsumer.com.br), software de gestão voltado a este segmento que já atende milhares de estabelecimentos pelo Brasil, dá algumas dicas:

1.      Abandone o bloquinho

O tempo que se leva entre colher e atender os pedidos em um estabelecimento é fator determinante para a clientela voltar. “Hoje, não faltam opções para aposentar de vez o bloquinho de papel. Garçons trabalhando com tablets ou celulares, por exemplo, transmitem direto à cozinha, agilizando e priorizando a coleta de pedidos, ao mesmo tempo em que reduzem os gastos com atendimento”, afirma Almeida.

2.      Atenção ao estoque

Fazer uma boa gestão da quantidade de ingredientes utilizados em seu restaurante, lanchonete ou bar, retirando os pratos menos consumidos do cardápio ou criando promoções para girar o estoque, por exemplo, evita desperdícios de alimento e gera economia. Para isso, o especialista recomenda estar sempre atento à média de consumo do estabelecimento.

3.      Cardápio eficiente

Ter um cardápio eficiente também significa investir em novas receitas para agradar públicos variados. “Não precisa de muito. Colocar um prato vegetariano no cardápio ou apostar em uma sobremesa pouco comum, por exemplo, já te deixam na frente de muita gente”, recomenda o cofundador do Consumer. Além disso, algumas técnicas como tirar os cifrões e números quebrados, e usar boas fotos das refeições deixam o menu mais atrativo.

4.      Fidelize

Em tempos de crise, ao mesmo tempo em que é fundamental ter uma boa clientela, é necessário adotar formas de fidelizá-la. Segundo Almeida, para isso é essencial encontrar uma forma inteligente de cadastro e investir na divulgação para essa base. “O relacionamento com os clientes pode ser aperfeiçoado ao enviar e-mails de promoções e novidades, por exemplo”, diz. Outra forma de divulgação entre o público usual e o novo é investir nas redes sociais, postando bom conteúdo regularmente e respondendo a interações.

5.      Organize as finanças 

Fazer uma boa administração do fluxo de caixa garante o controle dos gastos e recebimentos para, por exemplo, evitar atrasos no pagamento de fornecedores, contas e salários da equipe. Uma solução é utilizar um software de gestão, que automatiza o processo e permite acompanhar de perto tudo o que entra e sai e os resultados financeiros diários.

Sobre o Consumer

Software de gestão voltado a negócios alimentícios com cerca de 31 funcionalidades integradas, como cadastros de produtos e clientes, controle de caixa, contas a pagar, resumo financeiro, entre outros. Oferece versão gratuita e trial de 15 dias para pagar, com devolução do dinheiro em caso de desaprovação em até 30 dias. Criado em 2010, o programa já é utilizado por milhares de estabelecimentos pelo Brasil. www.programaconsumer.com.br