5 dicas para o profissional de criação escolher sua gráfica
Modelo Web-to-Print e especialização fazem a diferença nos resultados
Designers e profissionais de criação em geral devem levar alguns critérios em conta no momento de escolher sua gráfica. Gustavo Loureiro, gerente de e-commerce da Loja Gráfica Eskenazi (www.lojagraficaeskenazi.com.br) – empresa que atua há 50 anos no ramo gráfico –, dá cinco dicas para selecionar a empresa de impressão:
1. Diversificação
Quanto maior a flexibilidade de formatos e materiais que a gráfica oferece, maiores as chances de atender à demanda do designer. A Loja Gráfica Eskenazi disponibiliza cerca de 50 diferentes combinações de produtos, entre folhetos, cartões de visita, calendários e cartazes, além de vários tipos de papeis, acabamentos e gramaturas.
2. Especialização
Optar por uma gráfica especializada em atender profissionais de criação é uma maneira de deixar o serviço mais fácil e eficiente. Além de oferecer todas as técnicas e materiais voltados a esse público, é interessante que a empresa trabalhe com projetos personalizados, sem modelos prontos.
3. Contratação rápida
Encontrar uma gráfica online é uma opção prática, em especial para os profissionais de criação, que têm alta demanda. O modelo Web-to-Print, utilizado pela Loja Gráfica Eskenazi, permite a realização de pedido e pagamento por meio do site da empresa. O designer envia sua arte e escolhe todos os detalhes pela própria plataforma, além de receber apoio via chat para qualquer dúvida.
4. Prazos aliados à qualidade
É importante estar atento ao cumprimento do prazo. A gráfica deve estabelecer um tempo que atenda às necessidades do cliente e permita a execução do serviço com atenção aos detalhes. “A urgência no serviço pode prejudicar a qualidade do produto final”, conta Loureiro. A Loja Gráfica Eskenazi trabalha com um prazo médio de quatro dias úteis, além do período estimado de entrega dos correios, e oferece a impressão offset, que gera produtos com maior qualidade de impressão.
5. Disponibilização de provas
Revisar o projeto antes que ele seja enviado à gráfica é essencial para que o resultado saia como o esperado. Com a compra online, é possível reavaliar o pedido antes do envio e fazer modificações. A empresa ainda pode enviar uma prova do material para avaliação do cliente.
Sobre a Loja Gráfica Eskenazi:
Gráfica especializada em marketing impresso voltada para designers ou profissionais de criação em geral, que oferece cerca de 50 combinações diferentes de produtos editoriais, como folhetos, flyers, cartões de visita, cartazes, entre outros. Atua no mercado há mais de 50 anos e, em 2013, adotou o modelo Web-to-Print, em que o cliente pode customizar seu pedido pela internet. www.lojagraficaeskenazi.com.br.