12/03/2014

20% dos consumidores já preferem smartphones e tablets para compras on-line, diz pesquisa

Expectativa é que percentual chegue a 50% em 2016

Para entender o perfil do consumidor on-line, o MuccaShop (www.muccashop.com.br), shopping virtual que reúne diversos e-commerces, realizou uma pesquisa analisando características e hábitos de consumidores on-line. Um dos destaques é o fato de 20% dos internautas já preferirem fazer compras através de dispositivos móveis.

 

Pesquisa Mucca Shop

 

Esse aumento pode ser relacionado, entre outros fatores, à popularização dos smartphones no Brasil. Segundo o IBOPE, a penetração do aparelho é de 18% da população. Outro motivo que incentiva a escolha do mobile para efetuar as compras é a conveniência, afinal, é possível comprar de qualquer lugar em qualquer momento.

 

A pesquisa MuccaShop foi realizada entre os meses de julho e dezembro de 2013, e desenhou o retrato dos compradores on-line. “Como a internet esta à mão, as pessoas podem comprar em qualquer lugar, durante um almoço ou tempo livre. Muitas lojas virtuais já estão investindo na adaptação dos sites para dispositivos móveis, para facilitar a navegação pela página e o acesso aos produtos procurados”, afirma Gabriella Müller, Gerente de Marketing do MuccaShop.

 

O estudo ainda aponta que os homens correspondem a 54,15% dos acessos, enquanto as mulheres, 45,85%. No entanto, os produtos femininos são os mais procurados: a cada três itens acessados, dois são para as mulheres.  Os sapatos, responsáveis por 18% das buscas, são os mais requisitados por elas, seguido das roupas, com 16%.

 

Em termos de faixa etária, 33,5% dos consumidores têm idade entre 25 e 34 anos, enquanto que 27% correspondem às pessoas de 18 a 24 anos. A predominância de jovens adultos nas lojas virtuais acontece, entre outros fatores, pelo poder aquisitivo e pela maior intimidade com a tecnologia.

 

Já com relação à localização dos internautas, foi observado que um terço dos acessos do site está concentrado nas grandes metrópoles – São Paulo (19,7%), Rio de Janeiro (7,5%) e Belo Horizonte (5,7%) – apesar das lojas entregarem seus produtos em todo o Brasil.

 

As vendas nos e-commerces estão em pleno crescimento: em 2013 elas movimentaram R$ 28,8 bilhões, e a expectativa é que este ano o aumento seja de 20%, segundo dados do E-bit. “Para acompanhar este movimento, até o final do ano queremos incorporar mais 200 lojas em nosso site”, completa Alexander Czajkowsky, Gerente Comercial do MuccaShop.

 

Fonte: muccashop.com.br/news/perfil-do-consumidor-online/

 

Sobre o Muccashop:

É um shopping on-line que, assim como o tradicional, reúne lojas de segmentos como moda, artigos esportivos, itens automotivos, artigos de decoração, construção, entre outras. Ele redireciona o consumidor ao produto procurado e a própria loja comercializa o produto. As lojas entregam em todo o Brasil. www.muccashop.com.br.