Empreendedores brasileiros criam máquina que faz cerveja sozinha
Startup lança financiamento coletivo para produzir Bravo!Machine em escala comercial
Os fãs de cerveja artesanal agora têm uma opção para fazer a bebida em casa de uma maneira mais fácil. A startup brasileira Bravo!Brew (www.bravobrew.com) lança uma inovação no setor cervejeiro: uma máquina compacta integrada a uma plataforma web que automatiza em até 80% a produção da bebida, sem retirar desse processo o caráter artesanal. Batizado de Bravo!Machine, o equipamento passará por um processo de financiamento coletivo para viabilizar a manufatura em escala comercial.
Com criação e design do produto realizados pela Eidee Design, a Bravo!Machine tem um tamanho próximo a dois micro-ondas. Ela automatiza toda a etapa da brassagem – o processamento dos insumos. "Esse é o momento de maior trabalho na hora de fazer cervejas, pode durar até dez horas e geralmente envolve uma ‘bagunça’ na cozinha", conta o designer Ricardo Dantas, sócio da Bravo!Brew ao lado de Paulo Barbetta – mestre em ciência de alimentos e também cervejeiro caseiro – e do designer Wilson Harada. "Ao automatizarmos esse processo com uma máquina compacta, facilitamos a vida dos cervejeiros tanto amadores quanto profissionais", diz Dantas.
No entanto, para os criadores da Bravo!Machine, um dos principais diferenciais do produto é a conexão a uma plataforma online que concentra mais de 100 receitas de cerveja. O cadastro e acesso a esse banco de dados são gratuitos – inclusive, é possível aproveitar as fórmulas para produzir a bebida da maneira tradicional. "Além de servir como fonte de informações, é por meio dessa ferramenta que a máquina é programada: o usuário escolhe pela internet a receita que deseja fazer", explica Dantas.
A máquina é inteiramente compatível com os ingredientes encontrados no mercado. Ao todo, cada produção da bebida rende aproximadamente 15 litros, que devem ser fermentados e envasados após passarem pela Bravo!Machine.
Financiamento coletivo
Para o desenvolvimento do produto e das tecnologias embarcadas, a Bravo!Brew recebeu apoio do edital “Tecnova” de 2015, promovido pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos). Agora, para alcançar a produção em escala, o financiamento coletivo está ativo por meio do Kickante num modelo próximo ao de uma pré-venda. A meta da campanha é alcançar, no mínimo, a venda de dez unidades – para adquirir uma delas, é necessário contribuir com entre R$ 4,9 mil a 5,3 mil. O objetivo da empresa é comercializar, em média, seis unidades por mês a partir do próximo ano.
Sobre a Bravo!Brew
Empresa de tecnologia e inovação do ramo cervejeiro. A Bravo!Brew criou a Bravo!Machine, máquina que automatiza até 80% da produção de cervejas artesanais, desenhada em modelo compacto, adequado a ambientes domésticos. Fundada em 2015, a Bravo!Brew é uma marca da Eidee, empresa de design de produtos de Londrina, no Paraná. www.bravobrew.com.